Política

Joelma Santos diz que falta de opções está ”exterminando” a juventude

Recém-empossada, titular da Sejuv afirma que governo Waldez tem como bandeira integrar os jovens no contexto social através da formação cultural e qualificação profissional



Ouvida com exclusividade, ao vivo, na manhã desta quarta-feira, 15, pela bancada do programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90.9), a titular da secretaria extraordinária da Juventude (Sejuv) Joelma Santos reclamou que a falta de oportunidades está “empurrando” os jovens para a criminalidade. Segundo ela, levantamento oficial desnuda a penúria do jovem no contexto social.

“Cerca de 65% da população penitenciária do Amapá é constituída de jovens na faixa etária de 18 a 29 anos de idades. A falta de oportunidades está exterminando a juventude, empurrando os jovens para a criminalidade… É um quadro estarrecedor que precisa ser revertido com ações públicas fortes voltadas para a integração da juventude ao contexto social através de programas efetivos voltados para a qualificação profissional e mercado de trabalho, sem descuidar, claro, do incentivo à prática do esporte, lazer e cultura”, relatou.

Recém-empossada no cargo (ela assumiu a pasta nesta terça, 14), Joelma Santos, que é servidora efetiva do Ministério do Trabalho e 1ª suplente de vereadora em Macapá, lembrou que nos dois governos anteriores de Waldez Góes ele implementou políticas fortes voltadas para a juventude, com destaque para o ‘Amapá Jovem’.

– Fiquei muito feliz com o anúncio do governador Waldez, durante a minha posse, que esse programa será retomado ainda no segundo semestre deste ano, com um raio mais amplo de ações e atendendo um maior número de jovens, afastando-os dos caminhos do crime e também com foco na redução de outra estatística grave dando conta do cada vez mais crescente número de jovens que engravidam precocemente, a partir dos 14 anos de idade. Outro programa que estamos muito otimistas é o ‘ID Jovem’, que será lançado na próxima segunda-feira em Macapá pelo secretário nacional da Juventude, Francisco de Assis Filho. O programa vai permitir aos jovens de 15 a 29 anos acesso meia-entrada em eventos culturais e até mesmo gratuidade no transporte público – anunciou.

 
Programa ‘ID Jovem’
O programa Identidade Jovem, ou ‘ID Jovem’, é o documento emitido pelo governo federal que comprova a condição de baixa renda para acesso a dois benefícios: Meia-entrada, que é o desconto de 50% no preço do ingresso cobrado para o público geral em eventos artísticos-culturais, esportivos, de lazer e entretenimento (limitada a 40% do total de ingressos disponíveis para a comercialização); e reserva de duas vagas gratuitas e duas vagas com desconto de no mínimo 50%, estas a serem utilizadas caso as vagas gratuitas se esgotem), nos veículos do sistema de transporte coletivo interestadual.
Serão beneficiados pelo programa pessoas com idade entre 15 e 29 anos que fazem parte de família com renda mensal até dois salários mínimos. Além disso, o jovem também tem de estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e suas informações devem estar atualizadas há pelo menos 24 meses.

Deixe seu comentário


Publicidade