Jorge Luís Canezin é promovido ao cargo de Procurador de Justiça do MP-AP
Ele assume a vaga aberta em razão da aposentadoria de Jair Quintas

Na sessão ordinária do Conselho Superior do Ministério Público do Amapá, realizada nesta segunda-feira (9), o Promotor de Justiça Jorge Luís Canezin foi promovido, por critério de merecimento, ao cargo de Procurador de Justiça. Ele assume a vaga aberta em razão da aposentadoria de Jair Quintas.
Durante a sessão, o conselho apreciou a lista com os 9 candidatos à vaga, podendo cada membro escolher três promotores, sendo o mais votado eleito ao cargo. Além de Canezin, concorriam também Gláucia Porpino Nunes, Manuel Felipe Menezes Júnior, Andréa Guedes de Medeiros, Eli Pinheiro de Oliveira, Eliana Mena Cavalcante, Ubirajara Valente Éphina, Luiz Marcos da Silva e Afonso Henrique Pereira.
A escolha por Jorge Luís Canezin foi unânime. Após a confirmação da maioria, o procurador-geral de Justiça e presidente do Conselho, Paulo Celso Ramos, junto aos demais membros do CSMP — procuradores de Justiça Estela Sá e Joel Chagas presentes fisicamente; e Maricélia Campelo e Alcino de Moraes participando online — deu as boas-vindas ao novo Procurador. Cada um destacou as qualificações que justificaram sua indicação ao cargo.
O Procurador-Geral de Justiça, Paulo Celso Ramos, ressaltou a atuação do promotor. “Canezin, você realmente atende a todos os critérios mencionados. Sua ficha funcional foi analisada com rigor por todos os colegas do Conselho. Tudo o que foi dito reflete sua trajetória profissional. Você construiu este momento e fico extremamente feliz com seu retorno. Além de ser um grande profissional, você demonstrou ser um ser humano excepcional ao se retirar no momento certo para cuidar de sua mãe. Isso evidencia sua grandiosidade como pessoa e serve como um exemplo para todos nós. Sucesso na nova missão”.
Agradecimento
Emocionado, Canezin expressou sua gratidão ao Conselho pela escolha e compartilhou um pouco da sua trajetória profissional.
“Agradeço pela unanimidade da escolha. Este reconhecimento reflete todo o trabalho que venho realizando na instituição desde 1991 e a construção do Ministério Público do Amapá. Quero lembrar um ato muito significativo em nossa história recente: nosso vitaliciamento, ocorrido na 17ª Reunião Ordinária do Conselho Superior em 4 de novembro de 1993, que resultou na Resolução nº 2. Naquela ocasião, quando recebi aquele ato, havia um considerando que dizia: ‘considerando que a garantia da vitaliciedade é constitucional após transcorridos dois anos de exercício;’ e ‘que durante esse período nada ocorreu que maculara moral ou profissionalmente os membros do MP’. Hoje, 31 anos depois, recebo novamente esse reconhecimento.”
Ele continuou: “Todo o meu trabalho e empenho ao longo da minha carreira são avaliados neste momento feliz. Posso afirmar que todos os fundamentos que sustentaram meu vitaliciamento permanecem íntegros em minha vida. Só tenho a agradecer com paz no coração, gratidão na alma e serenidade na mente, confiando sempre no agir de Deus. Encerrando, deixo aqui meu muito obrigado a todos vocês, à minha família, minha esposa e meu filho.”
Posse
A sessão solene de posse do procurador de Justiça será agendada em breve.
Sobre Jorge Luís Canezin
Natural de Apucarana-PR, Jorge Luís Canezin foi nomeado Promotor de Justiça em 29 de outubro de 1991 e tomou posse no dia 1º de novembro daquele ano.
Ele atuou como secretário do Conselho Superior do MP-AP por dois anos; foi promotor-assessor da Corregedoria; participou de inúmeros programas, cursos e treinamentos promovidos pela instituição; atualmente é Promotor de Justiça titular da 4ª Promotoria da Justiça da Família, Órfãos, Sucessões e Incapazes em Macapá.
Deixe seu comentário
Publicidade


