Diário Política

Jornada de Direito Eleitoral discute participação das mulheres na política

Primeiro dia de evento contou com as palestras da doutora em Direito Roberta Laena e da co-fundadora e diretora do Instituto Alziras, Clara de Sá.


O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) por meio da Escola do Judiciário Eleitoral, EJE, promove a Jornada de Direito Eleitoral: Mulheres na Política, mais participação, maior efetividade. O evento é composto por apresentações de palestras e realização de painéis de debates acerca da participação da mulher na política, com abordagem do voto feminino no Brasil, a legislação que incentiva a participação feminina, as problemáticas decorrentes da baixa participação de mulheres e reflexão dos caminhos a serem traçados pela sociedade.

Entre as palestrantes analista judiciária do TRE do Ceará, Roberta Laena, doutora em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tem experiência na área de Direito Constitucional, atuando principalmente nos seguintes temas: Feminismo, gênero e participação política das mulheres, Teoria Crítica dos Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular. A palestrante falou sobre o tema de seu livro: Candidaturas fictícias, além da violência política de gênero.

Outra palestrante do primeiro dia de evento é a advogada Clara Sá, especialista em gestão pública, atuou no Ministério de Desenvolvimento Social, como assessora parlamentar no Senado Federal e consultora no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), co-fundadora e diretora do Instituto Alziras, uma organização sem fins lucrativos que busca ampliar o número de mulheres nos espaços de poder. A advogada apresentou em sua palestra dados da pesquisa realizada com prefeitas brasileiras, e os obstáculos da vida política.

O evento segue até esta sexta-feira (1/7), com as palestras das advogadas Sabrina Braga e Patrícia Almeida, a partir das 15h. As inscrições podem ser feitas nas redes sociais do TRE Amapá.


Deixe seu comentário


Publicidade