Política

Juca Ferreira elogia riquezas culturais e artísticas do Amapá

Ministro afirma que vai priorizar projetos que visem o fomento da arte e cultura do estado



 

O Ministro da Cultura, Juca Ferreira chegou na manhã desta quinta-feira, 15, em Macapá, onde veio conhecer as potencialidades culturais do Estado. Ele comanda a Caravana da Cultura, iniciativa do Ministério da Cultura (MinC) que está percorrendo todo o Brasil. O objetivo é fomentar e analisar as questões acerca da cultura de cada Estado, conhecendo suas peculiaridades e discutindo com os gestores, artistas e população as políticas públicas que podem contribuir para o desenvolvimento deste setor.

O Amapá foi incluído na programação da Caravana da Cultura a pedido do senador Randolfe Rodrigues (PSol). Esta é sétima edição do projeto, que já percorreu Estados como Ceará, Maranhão, Bahia, Minas Gerais e São Paulo.

A Caravana da Cultura, que conta também com a participação de representantes de secretariados federais, fará uma extensa programação na capital durante todo o dia. Do Aeroporto Internacional de Macapá, o Ministro foi direto para o CEU das Artes, na companhia do prefeito de Macapá, Clécio Luís (PSOL), de Randolfe e grande comitiva de políticos. Aos jornalista, Juca Ferreira se disse “impressionado” com as opções de lazer, cultura e arte oferecidos no projeto, gerido pela Prefeitura.

Do CEU das artes, o Ministro da Cultura Juca Ferreira foi ao Palácio do Setentrião, onde reuniu com o governador Waldez Góes (PDT) e vários secretários de estado. No encontro, ocorrido às 11h45, no Palácio do Setentrião, MinC e GEA afinaram relações para multiplicar agentes culturais nas políticas públicas destinadas à cultura no Estado.

A manhã teve uma agenda muito cheia, mas todos os compromissos previstos foram cumpridos por Juca Ferreira, entre os quais reunião, às 10h30, na Fortaleza de São José, com o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Carlos Brandão, a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Jurema Machado, e gerentes de museus.

Juca Ferreira se disse impressionado com as riquezas culturais e artísticas do amappa, e prometeu dar prioridade a projetos que visem o fomento à arte e à cultura do Estado.


Deixe seu comentário


Publicidade