Política

Juiz federal condena quatro réus da Operação Cartucheira

O juiz federal Walter Henrique Vilela Santos, da 4ª Vara Criminal da Justiça Federal no Amapá, condenou quatro réus da Operação Cartucheira, deflagrada em maio deste ano pela Polícia Federal, e absolveu o acusado Antônio Raimundo Blanc dos Santos.


O juiz federal Walter Henrique Vilela Santos, da 4ª Vara Criminal da Justiça Federal no Amapá, condenou quatro réus da Operação Cartucheira, deflagrada em maio deste ano pela Polícia Federal, e absolveu o acusado Antônio Raimundo Blanc dos Santos. A sentença saiu na sexta-feira 4. Os condenados foram: Patrício Brito Alves, Jaime Gomes Barbosa, Dinaelson Hernane Guedes Bacelar (policial militar) e o francês Barthelemy Rene Claude Edouard.

No dia 19 de maio, a Polícia Federal, contando com o apoio da Polícia Militar, prendeu pessoas suspeitas de tráfico internacional de armas. As prisões ocorreram em Macapá e Santana e fizeram parte da Operação Cartucheira. Segundo a PF, os investigados eram agentes públicos de órgãos da segurança pública. Existiam indícios do uso de carros oficiais em algumas ações de transporte ilegal de armas no Amapá. A operação teve apoio da Polícia Militar.

A investigação, de acordo com a PF, descobriu que armas eram compradas no comércio bélico da Guiana Francesa, fronteira com o Brasil através do Amapá, e revendidas em Macapá e municípios do entorno. A maioria do armamento é para uso de caça. “Eles compravam as armas no outro lado da fronteira e traziam para Macapá para revender a pessoas que praticavam caça. Há indícios de que alguns se valeram dos carros oficiais para trazer os armamentos”, disse à época o delegado da PF Bruno Benassuly.

Patrício Brito Alves foi condenado à pena privativa de liberdade de 20 anos, cinco meses e vinte dias de reclusão, e ao pagamento da pena de multa de 74 dias-multa, à base de 1/30 do salário mínimo vigente ao tempo do crime. O regime é o fechado para o início do cumprimento da pena pelo réu.

Jaime Gomes Barbosa está condenado a 14 anos e três meses de reclusão, e ao pagamento da pena de multa de 39 dias-multa, à base de um salário mínimo vigente ao tempo do crime, em razão de suas condições econômicas elevadas que foram aferidas nos autos.

O policial militar Dinaelson Hernane Guedes Bacelar foi condenado a 15 anos e seis meses de reclusão, e ao pagamento da pena de multa de 57 dias-multa, à base de um terço do salário mínimo vigente ao tempo do crime, levando-se em conta as condições economicas do réu que foram aferidas nos autos. E ainda vai perder o emprego público.

Já o francês Barthelemy Rene Claude Edouard sofreu condenação de 10 anos e seis meses e 26 dias de prisão, e pagamento de 30 dias-multa, à base de um salário mínimo vigente ao tempo do crime, levando-se em consideração as condições econômicas. Raimundo Amarildo Pereira da Silva está sendo processado em outra ação penal e Messias Pereira continua foragido. 

Sobre a absolvição de Antônio Raimundo Blanc dos Santos, o juiz Walter Henrique Vilela destacou que “em que pese haver prova da estreita ligação pessoal dele com Patrício Alves, isto, por si só, não induz ao entendimento de que Blanc participava da associação criminosa.


Deixe seu comentário


Publicidade