Política

Líder do governo na Assembleia defende pacto de governabilidad

Parlamentar terá o desafio de ser o interlocutor do Executivo nas relações institucionais naquela Casa de Leis



O deputado estadual Ericláudio Alencar (PRB) foi escolhido pelo governador Waldez Góes (PDT) para ser o líder do governo na Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), onde o parlamentar terá o desafio de ser o interlocutor do Executivo nas relações institucionais naquela Casa de Leis.

A escolha foi de foro intimo do governador, conforme disse o deputado na manhã dessa sexta-feira, 6, durante entrevista ao programa LuizMeloEntrevista, na Diário 90,9FM. Ericláudio afirmou que prioritariamente será proposto aos parlamentares o pacto de governabilidade que prevê, entre outras medidas, a elaboração de políticas públicas e a divisão de responsabilidade na gestão do estado.

“É preciso ter entendimento que a eleição acabou, e que o momento é de vislumbrar o futuro. As querelas políticas devem ser deixadas de lado em nome da população. Esse entendimento entre os pares é fundamental. Governistas e oposicionistas devem, sim, divergir, mas dentro de uma linha que não seja pessoal. Isso é democracia”, disse.

O governador Waldez Góes terá 20 dos 24 deputados estaduais compondo sua base governista, ou seja, uma maioria esmagadora. Questionado se isso não tendencia de certa forma o Legislativo, o republicano foi enfático ao afirmar que “Os poderes são harmônicos entre si, mas independentes. O presidente da Casa, Moisés Souza (PSC), tem total compreensão disso. Não é porque somos governistas que vamos votar e aprovar tudo o que o governo enviar, não. Antes de tudo, somos o Parlamento que tem julgamento próprio. Se a matéria for de interesse coletivo da sociedade, será apreciada, se não for, nem entra em pauta. É assim que iremos nos posicionar”, declarou.

Ericláudio disse ainda que já iniciou conversações com líderes oposicionistas para apresentar o pacto de governabilidade.


Deixe seu comentário


Publicidade