Política

Lucas Barreto volta a defender exploração de petróleo na Margem Equatorial

Senador reforça que Petrobras possui 1.100 pontos de extração por todo o país e que empresa vem atendendo todas as exigências do Ibama


 

Douglas Lima
Editor

 

Em entrevista exclusiva ao programa ‘LuizMeloEntrevista’ (Diário FM 90,9), o senador Lucas Barreto voltou a defender a exploração do petróleo na Margem Equatorial Foz do Rio Amazonas.

 

 

Entre seus principais argumentos, o senador mostrou que a atividade petrolífera produz, além de óleo diesel e gasolina, mais de 170 produtos.

 

“O Amapá será beneficiado, assim como o resto do Brasil. Macaé gerou R$ 15 bilhões, e o Amapá recebeu somente 93 mil reais. Espera-se R$ 5 bilhões de royalties para o investimento tecnológico no Amapá, com a extração”, declarou o parlamentar.

 

 

O senador ainda falou em “explosão de crescimento” para o estado, adiantando que a atividade petrolífera vai atrair investimentos duradouros para o Amapá.

 

Acerca da criação de reservas marinhas ambientais no estado, ele falou que o Senado deve votar contra, pois isso seria mais um entrave para o desenvolvimento do Amapá e do Brasil.

 

 

Porém, disse temer que as reservas marinhas venham a ser criadas por decreto e entregues no banquete ambiental da COP30 a ser realizada em Belém do Pará, em novembro.

 

Acerca da acalorada reunião com a ministra Marina Silva, na Comissão de Infraestrutura do Senado, Lucas Barreto atentou que a origem da desavença foi a BR 163, e não a situação do petróleo para o Amapá. “Houve excessos; também foi uma questão pessoal dos senadores amazonenses Omar Aziz e Plínio Valério com a ministra”, pontuou.

 

 

O senador ainda disse que a ministra do meio ambiente, Marina Silva, voltará à Comissão de Infraestrutura, desta vez convocada, não mais convidada, como da primeira vez.

 

Lucas chegou a dizer que já protocolou a convocação de Marina. “Sim, já protocolei a convocação. Ela terá que falar sobre as perguntas que eu fiz e que ficaram sem respostas porque ela resolveu sair da sessão”, comentou.

 


Deixe seu comentário


Publicidade