Ministro da Integração Nacional confirma ida à Laranjal do Jari
A região está em situação de emergência há uma semana, desde o dia 23 de março. Por lá, 32 famílias tiveram que abandonar as casas alagadas e outras 320 correm risco grave.

Confirmação da agenda foi repassada pelo próprio ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, nesta quinta-feira (30), que aceitou o convite do senador Davi Alcolumbre (Democratas-AP) para ir ao município de Laranjal do Jari, nos próximos dias verificar in loco a grave situação de emergência que a cidade no extremo sul do Estado se encontra por contas das fortes chuvas e alagamentos.
A região está em situação de emergência há uma semana, desde o dia 23 de março. Por lá, 32 famílias tiveram que abandonar as casas alagadas e outras 320 correm risco grave. O nível das chuvas para março está, ao menos cinco vezes maior, do que o esperado. O fenômeno natural tem causado transtornos para os moradores de diversos pontos do Amapá.
Macapá e outros municípios como Santana e Calçoene passam por situações semelhantes de alagamento. Segundo Davi Alcolumbre, mais que um resgate dessas famílias, em situações de emergência, é necessário um projeto de governo eficiente para cada área. “Seja ele de planejamento habitacional, pavimentação de ruas, retirada definitiva de casas de área de risco e outros que precisam apenas de força de vontade do governo”, explica Davi.
A situação de Laranjal do Jari é precária. “Imaginar famílias com crianças, às vezes de colo, correndo, arrastando as coisas que sobram depois de uma situação desta é muito triste”, diz Alcolumbre. As famílias estão alojadas em prédios públicos. Entre os bairros atingidos estão Samaúma, Centro, Três Irmãos, Santarém, Sagrado Coração de Jesus e Mirilândia, além das comunidades rurais de Cachoeira e São José.
Na semana passada o senador reuniu com o prefeito Marcio Serrão, de Laranjal do Jari onde recebeu todos os relatórios sobre os alagamentos da região do Jari e repassou ao ministro Helder Barbalho que garantiu que visitará a região norte e se comprometeu em ajudar no que for preciso. “Montaremos uma força-tarefa de socorro para Laranjal do Jari”, disse Helder
Deixe seu comentário
Publicidade
