Política

Moro autoriza ida de dono da UTC à PGR para tratar de delação

O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelas investigações da Operação Lava Jato na primeira instância, autorizou que o dono da UTC, Ricardo Pessoa, compareça à sede da Procuradoria Geral da República (PGR), em Brasília, entre os dias 25 e 29 de maio para tratar de acordo de delação premiada.


Como está em prisão domiciliar desde o início do mês Pessoa, precisa de aval para se deslocar de São Paulo para Brasília. Ele é apontado pelo Ministério Público como chefe de um cartel de empresas que pagava propina para fraudar licitações e obter contratos superfaturados na Petrobras.

O empresário assinou o acordo de delação premiada, pelo qual se compromete a falar o que sabe sobre as denúncias referentes à Operação Lava Jato em troca de uma eventual redução de pena em caso de condenação.

Em pedido de autorização para a viagem de Pessoa, encaminhado a Sérgio Moro na última quarta-feira (20), o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pede o comparecimento de Pessoa à PGR para a “prática de atos instrumentais aos inquéritos em curso no STF [Supremo Tribunal Federal] e a outros feitos integrantes da assim cognominada Operação Lava Jato “.

O acordo de Pessoa foi assinado porque o empresário citou nomes de políticos com foro privilegiado envolvidos em irregularidades investigadas pela Lava Jato. O empresário se comprometeu a confessar os crimes que cometeu, a trazer fatos novos e a apontar outros culpados, em troca de uma pena menor.


Deixe seu comentário


Publicidade