Política

MP Eleitoral participa da cerimônia do TRE/AP de inserção de dados nas urnas da 10ª Zona

O procedimento consiste na inserção dos dados dos candidatos e dos eleitores de cada seção eleitoral nas urnas eletrônicas.


O Ministério Público Eleitoral, representado pelo promotor eleitoral Iaci Pelaes, participou na manhã desta terça-feira (3), na Sala de Urnas da 10ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE/AP), da cerimônia de carga e lacração das urnas eletrônicas da referida ZE, que serão utilizadas na votação do primeiro turno do pleito, no dia 15 de novembro.

Este ano mais de 517 mil eleitores no Estado do Amapá estão aptos a votar nos 16 municípios, para prefeito e vereadores. Em todo o estado a Justiça Eleitoral disponibilizará 1.724 urnas eletrônicas para o dia da votação do primeiro turno, contando com as urnas de contingência.

A cerimônia de carga e lacração das urnas eletrônicas consiste na inserção de arquivos com dados dos candidatos e dos eleitores de cada seção eleitoral no Estado do Amapá, que são gravados na memória flash das urnas e lacradas em seguida.

A titular da 2ª Zona Eleitoral, juíza Eleusa da Silva Muniz, acompanhou o procedimento e destacou que este é um momento fundamental para as eleições, onde publicamente é garantida a segurança e transparência do processo eleitoral.

Para o promotor Eleitoral presente na cerimônia, é imprescindível a participação do MP Eleitoral. “A presença do Ministério Público, por meio da promotoria eleitoral, no ato do lacre das urnas, é fundamental para garantir a lisura do pleito a fim de que prevaleça a vontade do eleitor”, afirmou Iaci Pelaes.

O carregamento de dados terá sequência nos dias 3 e 4, na 2ª Zona Eleitoral. Nos demais municípios, a carga acontecerá no dia 12 de novembro, à exceção de Mazagão, quando esse procedimento será feito no dia 13 de novembro.

Cronograma nos municípios

O carregamento de dados terá sequência nos dias 3 e 4, na 2ª Zona Eleitoral de Macapá e nos dias 5 e 6, em continuidade na 10ª ZE, nos municípios de Cutias, Itaubal e Macapá. Nos demais municípios, a carga acontecerá no dia 12 de novembro, à exceção de Mazagão, quando esse procedimento será feito no dia 13 de novembro.

Data: 3 e 4 de novembro – Macapá (2ª Zona Eleitoral)
Data: 5 e 6 de novembro – Cutias, Itaubal e Macapá (10ª Zona Eleitoral)
Data: 12 de novembro – Amapá, Calçoene, Pracuúba (1ª Zona), Oiapoque (4ª Zona), Santana (6ª Zona), Laranjal do Jarí e Vitoria do Jarí (7ª Zona), Tartarugalzinho (8ª Zona), Pedra Branca e Serra do Navio (11ª Zona), Porto Grande e Ferreira Gomes (12ª Zona)
Data: 13 de novembro – Mazagão


Deixe seu comentário


Publicidade