Política

MP quer bloqueio de bens de indiano bilionário da Zamin

Mineradora dá calote no Amapá



 

De acordo com levantamento feito por empresas que prestavam serviços terceirizados para a Zamin Amapá, a Mineradora demitiu mais de oitocentos trabalhadores. Os dados foram apresentados ao Ministério Público (MP) do Amapá pelos proprietários dos empreendimentos que mantinham contratos com a mineradora, paralisada desde março de 2014 por causa da incapacidade de escoar a produção da mina de ferro de Pedra Branca do Amapari, a 183 quilômetros de Macapá. O MP anunciou que pretende entrar com ação para pedir o bloqueio dos bens do bilionário indiano Pramod Agarwal (foto), proprietário da mineradora.

A demissão em massa ocasionada como consequência da paralisação da atividade mineral foi tema de reunião entre o MP e representantes das empresas que prestavam serviços para a Zamin Amapá. Além dos bloqueios dos bens de Agarwal, a ação vai pedir a retenção do passaporte do empresário em viagens ao Brasil. O G1 entrou em contato com a Zamin, mas não houve retorno até esta publicação.

A medida, segundo o promotor Wueber Penafort, visa garantir o pagamento de compensações por danos ambientais, sociais e financeiros a prestadores de serviços em débitos com a mineradora.

“Reunimos com os empresários e nos informamos ainda mais a respeito dos prejuízos causados pela empresa. A ação é necessária para garantir que os danos sejam ressarcidos, porque a empresa estaria desviando recursos das unidades bancárias para se livrar da Justiça, ou seja, o proprietário estaria usando a Zamin para se esquivar do débito social, ambiental e econômico”, disse o promotor de Justiça.

Em dezembro de 2014, a Zamin teve parte dos bens bloqueado pela Justiça do Amapá. Os valores chegam a cifra de R$ 50 milhões e são por compensações ambientais pela poluição de quatro igarapés em Serra do Navio e Pedra Branca do Amapari, municípios onde a mineradora mantinha atividades antes da paralisação.


Deixe seu comentário


Publicidade