Política

Na Câmara, Amapá é defendido como saída econômica do país

Deputado Roberto Góes (PDT/AP) defendeu maior atenção e investimentos do Governo Federal para o Amapá despontar no agronegócio e pecuária


O deputado federal Roberto Góes (PDT/AP) defendeu nessa quinta-feira, 27, durante audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comercio da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), maior atenção e investimentos do Governo Federal em relação ao Amapá como rota estratégica para o desenvolvimento do país através da relação comercial e industrial abrangendo a cadeia produtiva agrícola e pecuária.

A defesa e cobrança do parlamentar amapaense foram feitas durante as discussões sobre o Plano Nacional de Exportações (PNE). Para Roberto Góes é necessária uma força tarefa, primeiro, para regularizar as terras do estado, cuja parte está sob domínio da União.

“O que mais temos são terras, porém, boa parte delas está ociosa pelo fato de não ter sido regularizada. São necessárias transferências por parte da União. Só com isso conseguiremos avançar com o plano agrícola e pecuário. Somente dessa forma poderemos crescer economicamente e ajudar no fortalecimento da economia do país por meio das exportações. Somos a principal porta de entrada e saída para a Europa”, lembrou.

Roberto Góes disse ainda que o setor agrícola representa uma grande força na consolidação do Produto Interno Bruto (PIB), reforçando que o Amapá tem uma densa e preservada área de florestas, e que mesmo sendo o chamado ‘pulmão’ do mundo, o estado amapaense recebe pouquíssimas compensações por isso.

Ele acrescentou, também, que a cobrança junto ao Governo Federal é no sentido de promover o fomento da política de infraestrutura no Amapá. Apesar das riquezas, o escoamento da produção ainda é deficitário em razão, por exemplo, dá não conclusão da BR-156 – considerada espinha dorsal do estado – e do Porto de Santana.

“Nós temos uma malha viária próximo ao porto e acreditamos no agronegócio para o desenvolvimento do estado – até mesmo há uma decisão política de investimentos do governador Waldez – pois temos muita área para plantar, criar e somos banhados pelo rio. Porém, esses investimentos federais são decisivos para incentivarmos a produção e criação, garantindo uma economia sólida para o Amapá e para o país”, concluiu.

Da audiência participaram também, Daniel Godinho, secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; Tatiana Palermo, secretária de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; André Favero, diretor de Negócios da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Hadil da Rocha Vianna, subsecretário geral de Cooperação, Cultura e Promoção comercial do Ministério das Relações Exteriores.


Deixe seu comentário


Publicidade