Política

No Amapá, 44 mil eleitores já buscaram regularizar situação eleitoral

O prazo para tirar ou regularizar título de eleitor termina em 4 de maio. Alistamento eleitoral, revisões e transferências podem ser feitas pela internet.


Cleber Barbosa
Da Redação

 

Dia 4 de maio é o prazo final para solicitar operações como a primeira via do título de eleitor, transferência de local de votação, revisão, inclusão de nome social e resolver pendências com a Justiça Eleitoral para votar nas Eleições de 2022. O eleitor tem a facilidade de utilizar a internet, por meio do atendimento online, no portal oficial do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) ou do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para todas essas operações.

 

A Justiça Eleitoral recomenda que os interessados se antecipem, para evitar contratempos com a alta procura dos serviços no fim do período.

 

Até o dia 11 de abril, foram atendidas 44.006 pessoas pelos canais do TRE-AP, presencial ou via internet. Alistamentos, quer dizer, novos eleitores, são 20.706 até a presente data, transferências, 9.967. Revisão, 10.463 e segunda via do título 2.869 atendimentos.

 

Aqueles que buscarem o atendimento online basta acessar o site do Título Net, preencher o formulário com os documentos solicitados – fotografia selfie segurando um documento oficial de identificação (carteira de identidade, de trabalho ou passaporte), foto do documento de identificação frente e verso, comprovante de residência, preencher o restante do requerimento e acompanhar o site do TRE Amapá.

 

Quem deseja atendimento presencial, pode procurar os cartórios eleitorais na capital e no interior sem a necessidade de agendamento.

 

Cancelamentos

De acordo com levantamento feito pelo chefe da seção da supervisão e fiscalização do cadastro da Corregedoria, José Temístocles, no Amapá 5.541 eleitores tiveram seus títulos cancelados por ausência em três ou mais eleições ou óbito. Esses números compreendem ao período de 01/01/2018 a 07/04/2022.  Segundo o servidor do Tribunal Regional Eleitoral, na maioria dos casos o cancelamento pode ser revertido, podendo os eleitores exercerem o direito ao voto nas eleições majoritária do dia 2 de outubro. Para isso é necessário buscar a regularização até o dia 04 de maio, quando encerra o prazo para o cadastro eleitoral.


Deixe seu comentário


Publicidade