Política

No Amapá, Funai promove diálogo com lideranças indígenas e visita reforma da unidade Oiapoque

A agenda contou com a presença da presidenta da Funai, Joenia Wapichana, que reforçou a importância da escuta das lideranças indígenas na construção de ações efetivas aos povos originários


 

No Amapá, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) promoveu uma escuta participativa com lideranças indígenas locais, servidores da autarquia indigenista e com representantes de órgãos parceiros. Além disso, foi realizada uma visita na reforma da Unidade Técnica Local (UTL) em Oiapoque I, II e IV, que está em fase de finalização. Os encontros aconteceram na sexta-feira (6) e no sábado (7), nos municípios de Macapá e Oiapoque, respectivamente.

 

A agenda contou com a presença da presidenta da Funai, Joenia Wapichana, que reforçou a importância da escuta das lideranças indígenas na construção de ações efetivas aos povos originários.

 

“A Funai está aqui para defender e respeitar os direitos dos povos indígenas.  Por isso, estamos de perto acompanhando cada uma das demandas das lideranças e dos representantes dos indígenas no estado do Amapá, assim como fazemos nos outros estados brasileiros. Desde o início da gestão indígena, o nosso trabalho foi incansável por uma Funai fortalecida com novos servidores, reestruturada administrativamente e que promova a autonomia aos povos indígenas, a partir de escutas como esta. Estar aqui reforça que estamos no caminho certo, para ouvir e buscar soluções às demandas da Funai e, principalmente, dos povos indígenas”, ressaltou a presidenta.

 

 

A coordenadora regional Amapá e Norte do Pará, Priscila Karipuna, emocionada, afirmou que ter uma presidenta indígena e mulher à frente do órgão mostra a preocupação do Governo Federal com os povos indígenas, em especial com a representatividade e autonomia dos indígenas.

 

“Esse é um momento único no Amapá. Um momento para diálogo com nossas lideranças, onde esses representantes puderam expor suas demandas junto à presidenta da Funai, tanto na sede na Coordenação Regional, em Macapá, quanto na Terra Indígena, em Oiapoque (PA). Tivemos um terceiro momento muito importante, a visita à reforma da UTL Oiapoque, que está em fase de finalização, e que atende os povos indígenas que habitam essa região”, explicou.

 

O cacique da aldeia Kuahi, da Terra Indígena Uaçá, Gilberto Iaparra, do povo Palikur-Arukwayene, enfatizou que a presença da presidenta no território contribui na escuta das demandas e em ações aos povos indígenas da região. “Estamos felizes por ter nos escutado, em especial por ser uma parenta indígena. Estamos também agradecidos pela reforma na UTL Oiapoque, porque vai ajudar muito no atendimento aos povos indígenas aqui da região. E continuamos juntos nessa luta para fortalecer nossos povos indígenas e nossos territórios”, disse.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade