Política

Nogueira confirma embarque do PT no governo e coligação com o PDT

Diretório regional aprovou Resolução aceitando convite de Waldez Góes para o PT assumir a secretaria de estado de Meio Ambiente.


O presidente do Diretório Regional do Partido dos Trabalhadores (PT) do Amapá Antônio Nogueira, confirmou na manhã desta terça-feira (21) no programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90,9) que o partido vai assumir a secretaria de estado do Meio Ambiente (Sema). Segundo ele, uma Resolução aprovada pela maioria dos 37 membros do diretório no último sábado (18) consolidou a aliança com o PDT, inclusive para fazer coligação com o arco de alianças para as eleições gerais de 2018.

Ex-prefeito de Santana e ex-deputado federal, Nogueira minimizou a ameaça feita por Joel Banha, que o antecedeu na presidência do partido de recorrer à direção nacional do PT para barrar a Resolução: “Trata-se de uma deliberação legítima do diretório estadual, de acordo com o estatuto e seguindo as regras partidárias. Ao recebermos o convite do governador Waldez Góes nós, da condição de presidente, demos o encaminhamento ao diretório, que deliberou de conformidade com o sentimento partidário de hoje; somos 37 membros do diretório e todos participaram da reunião, dos quais 21 membros aprovaram a participação no governo, 14 foram contra e dois se abstiveram. Por isso não vejo porque recorrer porque fizemos tudo dentro daquilo que é sentimento partidário majoritário hoje”.

Quanto à possibilidade da direção nacional anular a deliberação por conta de conflitos de interesses políticos com o PDT, o presidente discordou: “Não, ao contrário, porque o que o PDT fez foi expulsar muitos parlamentares que votaram contra o impeachment da presidente Dilma e, salvo engano, de uma única leva cinco ou seis deputados que votaram a favor foram expulsos do partido, e isso é reconhecido pelo diretório nacional do PT. Nós tivemos toda cautela, fizemos todas as análises possíveis para que os membros do diretório tivessem clareza, conhecimento, para que não fizéssemos algo que pudesse posteriormente ser desfeito”.

Perguntado se o PT tem quadros técnicos para ocuparem a Sema, Nogueira garantiu que sim e prometeu uma gestão eficiente: “Nós já estamos trabalhando a composição porque teremos uma responsabilidade muito grande de gestão; vamos fazer um planejamento para a secretaria com a participação dos técnicos do próprio partido, que por sinal são muito competentes e todos possuem experiência comprovada; temos bons quadros no PT, mas nesse momento é difícil apontar um nome específico para dirigir a secretaria, como, por exemplo, o Filocreão, que já foi da Sema e agora está na Unifap, o Jorge Penha que tem especialização em meio ambiente; o companheiro Antonio Elias, de Mazagão… Tem o companheiro Rogério Pantoja, da CUT, enfim, temos vários excelentes nomes, estou muito tranquilo quanto a isso. Nós vamos planejar, eu vou cobrar muito planejamento do futuro secretário e da sua equipe porque não se consegue avançar na gestão sem planejamento e queremos fazer o melhor”.


Deixe seu comentário


Publicidade