Política

Nova mesa da Assembleia é eleita e empossada

O deputado estadual Jaci Amanajás (PV) foi eleito presidente da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), na manhã desta sexta-feira, pela unanimidade dos 21 parlamentares presentes na sessão extraordinária marcada especialmente para o pleito de renovação da mesa diretora da Casa de Leis.


Jaci ascende ao principal cargo do Poder Legislativo um dia após ele próprio renunciar ao posto para assumir somente em 1 de fevereiro de 2017. Mas uma reviravolta nos acordos que levaram o deputado Kaká Barbosa (PTdoB) a presidente antecipou a entrada do republicano da ordem social na mesa diretora.

JACIApós eleição, imediatamente o novo presidente da Alap tomou posse no cargo, juntamente com outros membros da mesa diretora, que são os seguintes: 1ª vice presidente, deputada Roseli Matos (DEM); 2º vice presidente, Fabrício Furlan (SD); Luciana Gurgel (PMB), 1ª secretária; 2ª secretária, Edna Auzier; e Charles Marques e Pastor Oliveira, 3º e 4º secretários, respectivamente.

Da mesa presidida por Kaká Barbosa, apenas ele e Augusto Aguiar (PMDB) foram sacados da composição que inicia com Jaci Amanajás à frente. Apenas Fabrício Furlan é novato na nova direção da Assembleia Legislativa.

Afastado da mesa da Alap sob várias acusações, o deputado Moisés Souza (PSC), em 1 de dezembro de 2015, foi afastado temporariamente da presidência da Casa. Kaká, por sua vez, assumiu o cargo interinamente, só sendo efetivado em 30 de março do corrente ano, depois do afastamento definitivo do socialista cristão.

A nova mesa diretora foi eleita depois que os deputados estaduais, na tarde de quinta-feira, 4, recepcionaram pedido de renúncia coletiva dos membros da mesa diretiva. Depois, foi emitida Nota Pública comunicando a realização de eleição suplementar para as 9h30 da manhã desta sexta-feira, no Plenário Deputado Dalto Martins.

Dutados ouvidos falaram da existência de desentendimentos entre o então presidente Kaká Barbosa e a maioria dos parlamentares, afirmando que a tal calma é apenas uma questão de aparência. Kaká é tido como centralizador nas decisões e de não compartilhar a gestão da Assembleia Legislativa. Assessores do presidente disseram que ele está na cidade de São Paulo em tratamento de saúde.

Jaci Amanajás, agora presidente da Casa de Leis, foi quem presidiu da comissão processante que investigou denúncias contra o ex presidente Moisés Souza. Vice-presidente à época, Kaká Barbosa assumiu a presidência e foi eleito antecipadamente para o mandato tampão e o regimental para 2017/2018


Deixe seu comentário


Publicidade