Política

Novo aeroporto: prefeito Clécio diz que nova estrutura pode aumentar capacidade de voos e alimentar aviação regional

A Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Infraero, plantou cerca de 150 árvores no entorno do novo aeroporto. Além da iluminação em LED. 

Compartilhe:

O prefeito de Macapá, Clécio Luís, participou na manhã desta sexta-feira, 12, da cerimônia de inauguração do novo aeroporto internacional de Macapá. O evento contou com a presença do presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, do governador do Estado, Waldez Góes, do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, dos senadores Randolfe Rodrigues e Lucas Barreto, entre outros parlamentares da bancada federal. 

 

Em seu pronunciamento, o prefeito Clécio destacou que o novo aeroporto não é somente conforto para embarque e desembarque em Macapá. “Ele se torna um vetor de desenvolvimento do estado. Embora essa obra seja federal, não posso deixar de parabenizar o esforço conjunto da bancada federal, que mostrou grandeza ao se unir e alocar os recursos necessários para a conclusão da obra. Cada parlamentar colocou uma parte de suas emendas individuais para o aeroporto. A partir de agora, será gerada uma série de possibilidades e de perspectivas para o Amapá”, disse destacando ainda que a nova estrutura pode aumentar a capacidade de voos e alimentar a aviação regional de pequeno e grande porte. 

A bancada federal assinou, em outubro de 2016, a emenda, no valor de R$ 134 milhões, para a finalização da obra, que se arrastava por quase 15 anos. A presidente da Infraero, Martha Sellier, ressaltou a importância da infraestrutura que foi entregue não somente ao Amapá, ou a Macapá, mas para o Brasil. “Sabemos que essa entrega contribui com o crescimento da região, assim como para o comércio e para a indústria, e a Infraero faz parte desse crescimento”, disse.

O novo aeroporto foi construído ao lado do atual, no bairro Jesus de Nazaré, na zona Central da capital. A obra custou, ao todo, R$ 166 milhões aos cofres públicos e dobrará a capacidade do atual, podendo receber até 5,5 milhões de viajantes por ano. O presidente do Senado disse que a obra é um marco para a história do Amapá. “O Governo Federal está de portas abertas para as reivindicações do povo do Amapá. Não posso deixar de agradecer aqueles que não estão mais no mandato, pois compreenderam que a nossa união era a única alternativa para resolver esse empreendimento e é por isso que estamos aqui hoje entregando ele para toda população”, disse Davi Alcolumbre.

De acordo com a Infraero, no terminal de passageiros, serão 25 cabines de check-in, 15 a mais do que o atual. A instalação se assemelha a dos aeroportos mais modernos do mundo.

 

Serviços da Prefeitura de Macapá 

Para a inauguração, a Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana, executou serviços de recapeamento em vias próximas ao aeroporto. Foi feito o recapeamento e alargamento do trecho da Rua Hamilton Silva com Marcílio Dias até a Rua Jovino Dinoá. Nesse trecho, também foi executada a recuperação do sistema de drenagem, cerca de 80 metros receberam desobstrução dos bueiros e troca de manilhas. 

Participaram ainda da solenidade o presidente da Caixa Econômica, Pedro Guimarães, o secretário nacional de Aviação, Ronei Saggioro Glanzmann e o ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes Freitas.

 
Compartilhe:

Tópicos:  

Deixe seu comentário:




Um comentário em “Novo aeroporto: prefeito Clécio diz que nova estrutura pode aumentar capacidade de voos e alimentar aviação regional”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *