Política

Osmar Terra defende capacitação profissional para beneficiários do Bolsa Família no Amapá

Ministro da Cidadania visitou barco-escola do Senai em Macapá (AP) e falou de parcerias para aumentar o número de vagas em cursos de qualificação.


Elden Carlos

Da Editoria

 

O ministro da Cidadania, Osmar Terra, defendeu o aumento de vagas em cursos profissionalizantes para beneficiários do Bolsa Família em todo o País. A afirmativa ocorreu nesta sexta-feira (12) durante uma visita ao barco-escola do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) em Macapá (AP).

Ao lado do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, do governador do Estado, Waldez Goés, e do prefeito da cidade, Clécio Luís, o ministro Osmar Terra pode acompanhar o trabalho de capacitação desenvolvido na embarcação. De acordo com Terra, os serviços oferecidos às famílias de baixa renda, principalmente aos jovens, podem ser ampliados.

Principalmente, com parcerias entre o Sistema “S” e o governo federal por meio do Plano Progredir, que oferece acesso ao empreendedorismo, à qualificação profissional e ao mercado de trabalho. “É o que nós queremos para todos os filhos dos beneficiários do Bolsa Família que não trabalham nem estudam. Precisamos levar a curto prazo mais oportunidades para todos esses jovens”, defendeu.

O barco-escola possui quatro salas de aula, sete laboratórios e oferece cursos gratuitos de qualificação profissional para mais de 400 alunos. Entre eles, a beneficiária do Bolsa Família Zenilda dos Santos. Aluna do curso de informática, a jovem já sonha com um futuro melhor para ela e para os colegas. “Está sendo muito importante para todos nós que temos baixa renda e queremos melhorar de vida. Assim que terminar o curso pretendo espalhar meu currículo e conseguir um emprego para não precisar mais do benefício”, afirmou.

Com os barcos-escolas, desde 1979, o Senai já qualificou mais de 60 mil pessoas em 65 municípios dos estados do Norte do Brasil. Para a coordenadora de Educação do Senai Amapá, Jaciara Conceição, o investimento do governo federal em qualificação de jovens pode transformar o País. “Entregar um curso, entregar uma profissão, pode mudar a vida de alguém. Para a mudança social que queremos daqui para a frente, a educação profissional representa um grande salto”, concluiu.

Progredir – O Plano Progredir já ofertou mais de um milhão de vagas em cursos de qualificação nas modalidades presencial e a distância, desde que foi criado. Atualmente, a iniciativa conta com a colaboração de 19 instituições financeiras. No portal do Progredir, os beneficiários podem cadastrar currículos e participar da seleção de vagas de empregos viabilizadas pela rede de parceiros.


Deixe seu comentário


Publicidade