Política

Otni diz que Controladoria iniciará processo de reconstrução

O controlador geral do estado, Otni Alencar Júnior, fez reunião com os analistas de controle interno da Controladoria



 

O controlador geral do estado, Otni Alencar Júnior, fez reunião com os analistas de controle interno da Controladoria Geral do Amapá, com o objetivo de reforçar a missão e elaborar o planejamento estratégico do órgão para a nova gestão e levar resultados concretos para a sociedade.

Segundo Otni Júnior, seu trabalho foca o resgate da missão institucional da Controladoria Geral, pois é preciso estruturá-la do ponto de vista das normativas e criar um sistema de relacionamento mais presente com a gestão governamental.

Depois de analisar o relatório feito pelos funcionários do órgão, o controlador geral diagnosticou que durante a gestão do ex governador Camilo Capiberibe não foram dadas as condições necessárias para que os servidores pudessem trabalhar. “Por mais que os analistas quisessem exercer suas atividades, a gestão passada não interagia com a Controladoria Geral”, informou Otni.

De acordo com ele, será iniciado o processo de reconstrução do órgão. “Em algum momento esse órgão foi criado, mas a gestão anterior não se preocupou em estruturá-lo. Ele foi criado legalmente, mas não foi criado institucionalmente. O nosso objetivo agora é construir um órgão atuante, presente na vida do cidadão”, definiu.

A discussão institucional proposta pela nova gestão do órgão é vital para o Executivo, pois a controladoria atua como um órgão de assessoria do governador, para que ele possa fazer a sua gestão com qualidade e legalidade. “Nós somos como o tribunal de contas interno do governo. Nós não julgamos, mas fazemos relatórios de auditoria, notas técnicas. Nós acompanhamos a instrução processual, garantindo que os processos sejam bem feitos”, explicou o controlador-geral.

A controladoria-geral acompanha as ações do governo, dando orientações para os gestores e, principalmente, trabalha em parceria com a Controladoria-Geral e Procuradoria-Geral do Estado para dar plena condição para que os processos licitatórios sejam feitos, os contratos celebrados com a gestão sejam cumpridos e para que o serviço público seja entregue ao cidadão com qualidade, segurança e economia. “Nós daremos o melhor resultado com o menor custo para o governo. O objetivo é garantir a legalidade, com economia e eficiência”, afirmou Otni.

Normatização de despesas além do apoio técnico, a Controladoria-Geral também tem a função de estabelecer as normatizações sobre o uso racional de combustível, energia elétrica, diárias e tudo o mais que seja necessário para que o governo seja eficiente. “Nós somos o grande órgão sistematizador da ação pública. Nós deveremos, dentro da nossa atividade institucional, buscar informações e criar diretrizes para que a atividade pública seja eficiente e uniforme”, pontuou o controlador-geral do Estado.


Deixe seu comentário


Publicidade