Política

Parlamentares amapaenses são recebidos pelo vice-presidente Mi

Brasília



O senador João Capiberibe (PSB/AP), acompanhado da deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP) e de lideranças dos povos indígenas, tiveram audiência na tarde dessa quinta-feira, 16, com o vice-presidente da República, Michel Temer.

Na ocasião, Capi agradeceu por Michel Temer recebê-los e pela deferência especial aos povos indígenas, que fizeram alguns encaminhamentos em benefício da política indigenista do Brasil.

Sônia Guajajara, coordenadora da Articulação de Povos Indígenas do Brasil (Apib), falou em nome das lideranças. “Estamos em uma comissão com representantes de seis lideranças, mas somos a voz de mais de mil indígenas”.

O principal pedido da coordenadora para o vice-presidente foi em relação à PEC 215. “Gostaríamos que a marca desse governo fosse a demarcação das terras e está acontecendo o contrário, essa PEC é uma ameaça. Pedimos ao senhor que articule com o seu partido e líderes de outros partidos para votarem contra a PEC 215”.

A retomada dos processos de demarcação de terras foi outro pleito destacado. “Há três anos os processos estão parados. É preciso autorizar a retomada da demarcação de terras em curso. Há 21 processos concluídos para serem homologados pela presidente Dilma Rousseff”, disse Sônia.

A matriz energética do país e o fortalecimento da Funai também foram tema do encontro. “Estão matando a cultura, a vida, a biodiversidade no local onde estão sendo construídas as hidrelétricas”.

Por outro lado, Michel Temer se comprometeu em conversar com o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, em relação à PEC 215 e com a presidenta Dilma sobre os processos parados. Em relação às hidrelétricas, ele disse que conversaria com o secretário-geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, que já recebeu os pleitos dos povos indígenas.


Deixe seu comentário


Publicidade