Política

Participação política é discutida entre senadores e jovens no Amapá

 Programa ‘Jovem Senador’ inscreve até o dia 21 deste mês


As inscrições para o programa ‘Jovem Senador’ encerram no dia 21 deste mês. Para incentivar a participação da juventude do Amapá no projeto e despertar o interesse da juventude para as pautas políticas do Brasil, os senadores Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e Davi Alcolumbre (DEM-AP), em parceria com organizações de juventude, farão um bate-papo com estudantes secundaristas de escolas públicas de Macapá, Santana e Mazagão sobre o tema: ‘Participação Política: no Parlamento, nas ruas e nas redes sociais’. A conversa será no Centro Cultural Azevedo Picanço, na segunda-feira, 17, às 14h.

O programa ‘Jovem Senador’ acontece todos os anos, realizado pelo Senado Federal. A primeira etapa é na própria escola, com a seleção de um texto de um único aluno e posterior envio para a Secretaria de Educação Estadual.

Assim, os autores das 27 melhores redações — um por unidade da Federação — serão automaticamente selecionados para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do Brasil, simulando a atuação dos senadores da República. A experiência na legislatura tem duração de três dias, uma oportunidade de conhecer acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil. Inicia-se com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa. Os trabalhos são encerrados com a aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.

O evento acontece em parceria com a União dos Estudantes dos Cursos Secundários do Amapá (Uecsa), Secretaria de Estado de Educação (Seed), Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv), Coordenadoria Municipal de Juventude (Comjuv), Diretório Central de Estudantes da Universidade Federal do Amapá (DCE-Unifap) e Movimento Estudantil Cristão (Seven).

Para participar do programa, os alunos terão que fazer a inscrição em suas respectivas escolas e escrever uma dissertação-argumentativa com 20 a 30 linhas, com o tema: “Participação política: no parlamento, nas ruas e nas redes sociais”.


Deixe seu comentário


Publicidade