Política

Pedido de impeachment contra Marum será relatado por Luiz Fux

Senador do Amapá argumenta que ministro Carlos Marun teria ofendido o artigo 85 da Constituição e atentado contra a independência do poder Judiciário ao ameaçar e criticar duramente decisão do ministro do STF Roberto Barroso.


RAMON PALHARES – CORRESPONDENTE EM BRASÍLIA

O pedido de impeachment contra o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, feito por Randolfe Rodrigues (REDE) no Supremo Tribunal Federal (STF) será relatado pelo ministro Luiz Fux. O senador do Amapá argumenta que Marun teria ofendido o artigo 85 da Constituição e atentado contra a independência do poder Judiciário ao ameaçar e criticar duramente decisões do ministro do STF Roberto Barroso.
Duas decisões de Barroso acirraram o clima, já há bastante tempo hostil, entre o STF e o Palácio do Planalto: ele manteve a suspensão de pontos do decreto do indulto de Natal, entre os quais a extensão do benefício aos condenados por crimes de corrupção, assinado pelo presidente Michel Temer em dezembro, e agora mais recentemente, o ministro determinou a quebra do sigilo bancário do presidente Michel Temer no chamado inquérito dos portos.
Carlos Marun reagiu duramente e disse que iria se licenciar do cargo de ministro e retornar à Câmara para propor o impeachment de Barroso: Randolfe atacou: “O senhor Marun assim o fez, atentando contra a independência quando ameaçou um ministro do Supremo Tribunal Federal, no caso o ministro Luís Roberto Barroso, pelo simples fato de ele estar cumprindo a sua atribuição de magistrado”.


Deixe seu comentário


Publicidade