Petrobras espera para julho etapa definitiva com Avaliação Pré-Operacional
A sonda destinada à operação já segue rumo ao Amapá, com escala no Ceará para troca de tripulação. Petrobras planeja perfurar um poço em breve na Foz do Amazonas

A Petrobras prepara-se para a Avaliação Pré-Operacional (APO) do Ibama em julho, último rito formal para a licença do Ibama para o bloco FZA-59 na Foz do Amazonas, onde planeja perfurar um poço este ano. A informação é da agência Eixos.
A sonda destinada à operação já segue rumo ao Amapá, com escala no Ceará para troca de tripulação. A previsão foi confirmada pela presidente Magda Chambriard em coletiva de balanço de sua gestão, reforçando que “tudo indica que o Ibama marcará a APO” em breve.
Em maio, o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, homologou o Plano de Proteção e Atendimento à Fauna Oleada (PPAF), invertendo parecer desfavorável de 29 analistas e adotando recomendação de submeter o plano à prova prática na APO.

Presidente da Petrobras, Magda Chambriard, e as diretoras Renata Baruzzi e Sylvia Anjos em coletiva à imprensa (Foto Agência Petrobras)
Com o PPAF conceitualmente aprovado, o Ibama liberou a realização do exercício de resposta a vazamentos, etapa que precede a APO propriamente dita.
Com a APO prevista para julho, a Petrobras e o Ibama entram na reta final do licenciamento ambiental no que pode ser o primeiro poço exploratório da Margem Equatorial brasileira.
A diretora de Exploração e Produção, Sylvia Anjos, lembrou que perfurações iniciais nem sempre resultam em sucesso imediato. “Foram oito poços secos em Campos até achar petróleo no nono”.
Deixe seu comentário
Publicidade