Política

Poder Legislativo estadual homenageia os 80 anos da Associação Comercial do Amapá

Durante a sessão, diversos empresários foram agraciados com o Título de Mérito Legislativo Empresarial Salomão Alcolumbre e com Moções de Aplauso


 

A Assembleia Legislativa do Estado do Amapá (Alap) promoveu, na quinta-feira (7), pela primeira vez, uma sessão solene em alusão aos 80 anos da Associação Comercial e Industrial do Amapá (ACIA). A iniciativa da deputada estadual Alliny Serrão (União Brasil) reuniu representantes do setor econômico no plenário Deputado Dalto Martins.

 

Durante a sessão, diversos empresários foram agraciados com o Título de Mérito Legislativo Empresarial Salomão Alcolumbre e com Moções de Aplauso, destinadas a reconhecer e homenagear a destacada atuação de personalidades no desenvolvimento econômico e social do Estado do Amapá.

 

A autora da sessão, deputada Alliny Serrão, destacou a importância da ACIA para o desenvolvimento do Estado: “É uma instituição extremamente importante, vinculada ao segmento comercial e industrial no Amapá. A Associação Comercial e Industrial do Amapá tem um papel fundamental no nosso Estado. Contribui para o desenvolvimento, a geração de emprego e renda e a inovação tecnológica”, frisou a deputada.

 

 

O presidente da ACIA, Márcio André Bragança Borges, ressaltou que o momento é marcante na história da entidade: “Sinto muito orgulho por este momento e agradeço à Assembleia Legislativa por ter lembrado dos 80 anos da ACIA. É uma celebração importante, pois a associação contribuiu significativamente para o desenvolvimento do Estado. Hoje, o comércio é responsável por 60% dos empregos no Amapá. Isso mostra a importância da ACIA e das entidades empresariais”, afirmou, elogiando a iniciativa da deputada. “A presidente Alliny Serrão foi certeira ao homenagear a associação”, completou.

 

A sessão contou com a presença, nas galerias, de uma turma de alunos do Instituto Inova e dos deputados Júnior Favacho, Jory Oeiras, Inácio, Zeneide Costa e Dayse Marques.

 

A mesa de honra foi composta pela presidente da Alap, deputada Alliny Serrão; Maria Adelaide Feitosa – presidente da ACIA no município de Santana; Frank José Saraiva de Almeida – presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amapá (Fieap); Edevaldo Xavier de Oliveira – representante da Fecomércio do Amapá; Kássia Lucena Rodrigues Pereira – presidente da Junior Achievement (JA); Altair Pereira – vice-presidente do Conselho Superior da ACIA; e Márcio André Bragança Borges – presidente da ACIA.

 

Homenageados com o Título de Mérito Legislativo Empresarial Salomão Alcolumbre:

Adiomar Roberto Veronese, Antônia Ferreira Sullyvan, Antônio Aparecido da Silva, Edevaldo Xavier de Oliveira, Gilberto Laurindo, Jaime Domingues Nunes, José Arimatéia de Araújo Silva, José Maria Esteves, Josué Souza Rocha, Ladislao Pedroso Monte, Márcio André Bragança Borges, Maria Adelaide Martins de Souza Feitosa, Maria das Graças Sousa Rocha, Maria do Carmo de Menezes Vasques, Mateus Nascimento da Silva, Nonato Altair Marques Pereira e Romeo Afif Harb.

 

 

Agraciados com Moção de Aplauso:

Alice Maria Caxias de Souza, Arnaldo José Ferreira, Fabíola Vitória Ribeiro Rocha, Fabrício de Souza Cunha, Graciani Cristina dos Santos Brito, João Américo Nunes Diniz, José Mauro Secco, Juarez Pereira de Oliveira, Kássia Lucena Rodrigues Pereira, Marcos Antônio Marques Cardoso, Marli Inês Rodrigues Mafalda, Otaciano Bento Pereira Junior, Paulo Roberto de Almeida Uchôa, Paulo Sérgio de Freitas Dias, Raimundo José da Costa Queiroga, Rosângela Alfaia de Almeida e Waldeir Garcia Ribeiro.

 

 

Histórico

A ACIA é uma entidade que, há oito décadas, tem sido um pilar fundamental no desenvolvimento econômico, social e institucional do Amapá. Fundada em 24 de julho de 1945, nasceu com a missão de representar e fortalecer a classe empresarial, promovendo a livre iniciativa e defendendo os interesses do setor produtivo local.

 

Desde os primeiros anos, assumiu um papel protagonista, participando de lutas por infraestrutura que garantiram a integração do Amapá com o restante do país. Também atuou na criação de órgãos essenciais à economia do Estado, como a Junta Comercial do Amapá (Jucap), em 1973, e na instalação da Área de Livre Comércio de Macapá e Santana (ALCMS), em 1991 — esta última, uma conquista que impulsionou significativamente o comércio local.

 

A ACIA também foi berço e catalisadora de outras instituições que hoje compõem o sistema representativo empresarial amapaense, como a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a Federação do Comércio do Amapá (Fecomércio), a Federação das Indústrias do Estado do Amapá (Fieap), a AMAPS, a ADAAP, entre outras.

 


Deixe seu comentário


Publicidade