Política

Políticas públicas para mulheres do Amapá são discutidas em Brasília

Encontro reuniu parlamentares e gestores na representação do GEA no Distrito Federal


Os deputados federais Cabuçu Borges (PMDB), Roberto Góes (PDT) e André Abdon (PRB) discutiram, na representação do governo do Amapá no Distrito Federal, com a secretária de políticas públicas para as mulheres (SEPM), Silvandra Duarte, e a coordenadora dos Centros de Referência de Atendimento às mulheres (CRAMs) as políticas públicas que estão sendo desenvolvidas no estado para o setor. O secretário da Representação do GEA, Gilvam Borges, também participou da reunião.

Segundo a secretária de políticas para as mulheres, Silvandra Duarte, reunir com a bancada federal era um anseio da Secretaria, que busca apoio para a viabilização de projetos e ações que contemplem as mulheres amapaenses: “Viemos a Brasília para a apresentação do projeto ‘Casa da Mulher Brasileira’, na qual o Amapá já possui todas as etapas encaminhadas junto à Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SPM). Porém, pedi orientações da SEAB e da bancada federal para marcar a data da assinatura do Pacto que estabelece a construção da casa”.

Cabuçu Borges falou da importância de encontros como esse e que ter a efetivação das Casas já é um compromisso da bancada federal: “Vamos buscar a celeridade da assinatura do Pacto, porque o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Secretária das Mulheres no Amapá tem tido um excelente resultado e precisa de ampliação e melhoramentos, principalmente nos municípios”.

“Solicitei ainda o apoio para custear as atividades da Secretaria, já que tivemos uma redução de 40% do orçamento deste ano. A SEPM precisa manter os Centros de Referência em Atendimento à Mulher nos municípios de Mazagão, Porto Grande, Laranjal do Jari, Oiapoque e Macapá”, pontuou a secretária Silvandra Duarte.

De acordo com Cabuçu Borges, já estão agendados novos encontros da bancada, com o objetivo de articular ações para garantir a celeridade na liberação de verbas à Secretária.


Deixe seu comentário


Publicidade