Política

Prefeito Clécio integra Reunião da Comissão Mista de Cooperação Transfronteiriça

A fronteira do Amapá com a Guiana Francesa possui uma população estimada em 32 mil habitantes, sendo 26,6 mil pessoas só em Oiapoque e aproximadamente 3 mil em Saint Georges, ambos divididos pelo rio Oiapoque e, agora, interligados pela ponte binacional.


O prefeito de Macapá, Clécio Luís, participou na quinta-feira, 4, do encerramento da XI Reunião da Comissão Mista de Cooperação Transfronteiriça, no Sebrae/AP, que reuniu autoridades amapaenses e francesas, como o governador do Amapá, Waldez Góes, Jean Bernard Nilam (embaixador da delegação da Cooperação Regional da Zona das Antilhas da Guiana Francesa (Administração Central de Paris) e o ministro Carlos Perez, diretor do Departamento Europeu do Ministério das Relações Exteriores. As delegações debateram pautas de cooperação bilateral, com os encaminhamentos que necessitam de atenção maior das autoridades francesas e brasileiras.

 A proposta da Comissão Mista foi também expor e destravar o desenvolvimento da região transfronteiriça. “Minha vinda neste encerramento é para, de certa forma, chancelar esses dois dias de trabalho. A tônica que acompanhei foi a seguinte: uma decisão política de ambos os lados, de aprofundar a cooperação, mas todo amparo, toda retaguarda, os passos seguintes a essas decisões políticas são respaldados na técnica. Macapá, embora não seja uma cidade fronteiriça, mas tudo que se refere a essa cooperação, de alguma forma, se sente na capital. Nós temos uma relação muito boa com a Guiana, especialmente Caiena e Kourou”, ressaltou.

 Ainda de acordo com prefeito de Macapá, a relação com a Guiana é de cidade-irmã. “Hoje mesmo recebi no gabinete da prefeitura o vice-prefeito de Caiena, [Serge Bafau] e ontem conversei com o prefeito de Kourou, para consolidarmos ainda mais uma parceria de intercâmbio cultural e de conhecimento entre as prefeituras de Macapá e de Caiena”, informou Clécio Luís.

 


Deixe seu comentário


Publicidade