Política

Prefeito Furlan afirma que assunto sobre Síndrome de Haff deve ser tratado com cautela

Segundo o prefeito, por trás de tudo isso existe uma cadeia produtiva e que pode ter grandes problemas.


Lana Caroline
Da Redação

 

Após quatro casos suspeitos da Síndrome de Haff, conhecida como ‘Doença da Urina Preta’, no estado, o prefeito de Macapá, Antônio Furlan, disse que assunto deve ser tratado com muita responsabilidade e cautela, pois afeta diretamente aqueles que trabalham com a venda de pescado.

“Precisamos ter muita responsabilidade em tratar esse assunto, porque não temos a confirmação da doença. Existem casos suspeitos e estamos fazendo diagnósticos diferenciados. Por trás de tudo isso tem uma cadeia produtiva de peixeiros e temos um problema social grande. Precisamos ter cautela para tratar desse assunto”, disse o prefeito.

 

Casos
Dos quatro casos suspeitos da doença da urina preta, três estão internados no Hospital de Santana, sendo um homem e uma mulher, ambos com 58 anos e naturais do município de Afuá, no Pará, além de uma mulher de 66 anos. A outra paciente é uma mulher de 44 anos, que está em observação no Hospital de Emergências em Macapá. Os quatro pacientes estão com o quadro clínico estável.

 

Sobre a doença
A Síndrome de Haff é uma patologia rara que apresenta sintomas como dor e rigidez muscular, dormência, falta de ar e urina preta, semelhante a café. Não há transmissão de pessoa para pessoa. O tratamento é feito com hidratação.


Deixe seu comentário


Publicidade