Política

Prefeitos e gestores municipais recebem orientações do Ministério da Saúde para captação de recursos

De acordo com a palestrante, a falta de conhecimento tem sido um dos principais obstáculos dos gestores municipais na busca de melhorias para a saúde pública.


Os gestores e prefeitos municipais que estão participando da oficina promovida pela Escola do Legislativo, que tem por finalidade orientar a captar recursos federais nas áreas da educação, saúde e assistência social, receberão nos dias 14 e 15 deste mês informações sobre prestação de contas, Unidade Básica de Saúde, programas ministeriais e campanhas educativas. As palestras estão sendo ministradas por Cristiane Leal Sampaio, representante do Ministério da Saúde.

 

“É importante que os gestores de saúde estejam querendo buscar esse tipo de iniciativa”, comentou a palestrante, agradecendo a iniciativa do presidente da Alap, Kaká Barbosa, através da Escola do Legislativo. Para Cristiane, essa é mais uma troca de experiência, porque “vendo na ponta a necessidade de cada município, nos ajuda a criar ferramentas que possam estar trazendo recursos para as prefeituras”, comentou.

 

De acordo com a palestrante, a falta de conhecimento tem sido um dos principais obstáculos dos gestores municipais na busca de melhorias para a saúde pública. Além de instruir sobre o sistema de cadastramento que cada município deve adotar para acessar recursos, as palestras destacam o planejamento das ações que os gestores devem seguir e esclarecem sobre a prestação de contas de convênios, de forma a não incorrer nas irregularidades previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal.

 

A oficina, que encerra nesta sexta-feira (16) e conta com a participação de 14 prefeitos e mais de 60 secretários municipais, está acontecendo no auditório do anexo do TCE, no centro. A diretora da Escola do Legislativo, Wilca Costa, destacou a importância da informação para a obtenção de recursos e lembrou dos 15 anos de funcionamento da escola. “São anos prestando serviços a toda comunidade legislativa. Esse evento é muito importante, pois temos hoje, aqui, técnicos capacitados que trazem informações aos gestores,  que muitas vezes deixam de conseguir recursos por não observarem pequenos detalhes”, acentuou


Deixe seu comentário


Publicidade