Política

Prefeitura entrega a nova estrutura da Praça Veiga Cabral nesta sexta

A Prefeitura de Macapá entrega a nova estrutura da Praça Veiga Cabral, nesta sexta-feira, 24, às 9h30.


A praça está toda revitalizada e o novo projeto contemplou: construção de novas calçadas, implantação de elementos novos, biblioteca verde, caramanchão e área de jogos para idosos, rampas de acesso para pessoas com deficiência, meio fio, canteiros com arbustos, herbáceos e palmáceos. Além dos memoriais da batalha do dia 15 de maio de 1895, do marco zero da cidade e da primeira pedra de Manganês trazida para o Amapá pelo engenheiro Mário Cruz das minas de Serra do Navio, em 1946.
Com contrapartida da prefeitura, no valor de R$ 24.000,00, a obra custou R$ 422.617,14, faz parte do Programa Calha Norte e é resultado de emenda do senador Randolfe Rodrigues.
 
Histórico
Inaugurada como Praça São Sebastião, cenário para o lançamento da pedra fundamental da Igrejsa São José em 1752, a atual Praça Veiga Cabral foi a primeira praça da capital tucuju. A história das origens de Macapá está vinculada à defesa e à fortificação das fronteiras do Brasil Colônia, quando aqui foi estabelecido um destacamento militar, criado em 1738. Vinte anos depois, dia 04 de fevereiro de 1758, na Praça São Sebastião, foi levantado o Pelourinho, na presença do Capitão General do Estado Grão-Pará, Francisco Xavier de Mendonça Furtado, fundando a Vila de São José de Macapá. Nas primeiras décadas do século XX a praça era popularmente como Praça da Matriz, onde havia um coreto que recebia apresentações musicais da banda da Guarda Territorial e da Banda do Mestre Oscar Santos.

Deixe seu comentário


Publicidade