Política

Presidente da Caixa pede apoio do prefeito Clécio na interlocução junto às associações nacionais de microcrédito

O pedido foi feito durante visita do ministro à prefeitura. A iniciativa do microcrédito, segundo o presidente, será o principal legado de sua gestão junto à presidência da Caixa.


Em reunião realizada na sexta-feira, 15, o presidente nacional da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, pediu apoio do prefeito de Macapá, Clécio Luís, para o desenvolvimento do microcrédito no Amapá.

Ele estava acompanhado do superintendente da instituição financeira no Amapá, Ederson Negri. “Temos um desejo em comum, o prefeito Clécio tem mais experiência no assunto e queremos desenvolver o microcrédito. Gostaria de fazer essa parceria com a prefeitura para que ele, com sua experiência, seja o interlocutor da Caixa junto às associações nacionais de microcrédito, para que possamos juntos avançar e desenvolver a iniciativa”, enfatizou Guimarães. 

Durante a visita, o presidente Pedro deu detalhes dos novos critérios de patrocínios e programas sociais da instituição, que, a partir de agora, passarão a atender as realidades de cada região, dando destaque ao microcrédito, que priorizará as micro, pequenas e médias empresas. “Como a padaria do ‘senhor Joaquim’”, exemplificou Guimarães. Segundo ele, as pessoas de baixa renda que querem obter empréstimos esbarram hoje em taxas de juros de 22% nas financiadoras. A proposta do microcrédito é priorizar esse micro e pequeno empreendedor, concedendo financiamentos com taxa de 2%, livrando-os de um crédito de juros mais altos. “Reduziremos ao máximo os empréstimos para as grandes empresas e focaremos nesses micro e pequenos empreendedores”, garantiu.

Desde sua posse, Pedro Guimarães vem percorrendo todos os estados brasileiros a fim de conhecer a realidade de cada região e aproximar ainda mais a instituição dos estados e municípios. “A iniciativa do presidente em conhecer os estados é fantástica. O Brasil é um país continental, com realidades diferentes. Ter um presidente da Caixa que conheça a realidade não só do funcionamento do banco, que é muito importante, mas também desses municípios, faz com que ele consiga uma bagagem, que é impagável, para conhecer essa realidade e moldar a Caixa com o olhar dos brasileiros, para que ela possa ter mais eficácia na sua área de atuação”, disse o prefeito.

Clécio destacou na reunião os projetos que vêm sendo desenvolvidos pelo Município, principalmente na área da habitação, as dificuldades em áreas como construção, com a contratação de empresas, sobre a sua experiência à frente de uma associação de microcréditos e a parceria existente entre prefeitura e Caixa na efetivação de projetos. Foram discutidas ainda diversas pautas, dentre elas os contratos de repasses, financiamentos de obras, habitação, iluminação pública, saneamento básico e infraestrutura. 

“Nosso encontro com o prefeito de Macapá foi excelente. Avançamos por diversas conversas, efetivamente na parte de infraestrutura, projetos, parcerias. Macapá é uma cidade maravilhosa. Teremos novas conversas daqui a algumas semanas”, disse o presidente da Caixa. Estiveram presentes também na reunião uma comitiva de técnicos do banco e secretariado municipal.


Deixe seu comentário


Publicidade