Política

Presidente da Fieap anuncia instalação de duas grandes indústrias

Felipe Monteiro prevê geração de mais de 1 mil empregos diretos


Em entrevista concedida nesta segunda-feira, 3, em um apartamento do Hospital São Camilo, onde está em tratamento de malária, o presidente recém-empossado da Federação das Indústrias do Amapá (Fieap), Felipe Monteiro, anunciou que estão bem adiantadas as articulações para que duas grandes empresas dos setores de madeireira e de exportação se instalem no Amapá. Segundo ele, faltam pequenos ajustes, mas já é quase certa a vinda dessas indústrias.

“Posso garantir que essas indústrias se instalarão no Amapá brevemente. As negociações são fortes nesse sentido. Ao contrário do que pregam alguns defensores do retrocesso, o Amapá reúne, sim todas as condições para receber grandes indústrias, que são vitais para o desenvolvimento do estado. Nossos prognósticos são os mais otimistas possíveis, mas centrados na realidade econômica. Precisamos levar em conta que a saída da crise é o crescimento econômico baseado em investimentos, na expansão dos negócios. E os grandes empresários têm plena consciência disso”, pontuou Felipe Monteiro.

De acordo com o presidente da Fieap, a instalação dessas duas empresas vai representar a geração de mais de 1 mil empregos diretos: “O verdadeiro papel da Federação das Indústrias é servir de elo entre o governo do Estado e as indústrias, inclusive fazendo articulações para atrair investimentos. O governador Waldez Góes tem dado mostras de que prioriza o setor, por ter consciência de que diante da grave crise financeira do país a alternativa viável é atrair investimentos privados, sejam nacionais ou estrangeiros”.

Questionado sobre a infra-estrutura do estado para receber empresas de grande porte, o presidente da Fieap, empossado recentemente no cargo, explicou que é necessário fortalecer algumas áreas, principalmente o Porto de Santana – como já está ocorrendo com a privatização de um terminal, para que sejam instaladas empresas de grande porte, mas ele assegura que o Amapá possui toda a infra-estrutura para receber empresas de médio porte.
“Não tenho a menor dúvida que a infra-estrutura do Amapá já é suficiente para s instalação de empresas de médio porte. Já temos energia de qualidade com demanda suficiente para atender o setor, inclusive a CEA (Companhia de Eletricidade do Amapá) acabou de concretizar a compra, através de leilão, de 50 megawatts de energia limpa, o que está sendo viabilizado através da interligação ao sistema nacional de energia elétrica, e ainda nesta semana, tão logo receba alta hospitalar, terei um encontro com o Ângelo do Carmo (presidente da empresa) para cobrar a compra de mais energia”.

Outro encontro agendado por Felipe Monteiro é com as empresas vencedoras da licitação para explorar petróleo e gás na costa do Amapá: “Não podemos nos descuidar desse importante setor, pois do contrário ficaremos a ver navios, literalmente. Minha alta (do hospital) está prevista para amanhã (hoje) e logo depois darei atenção especial a esta agenda, pois as informações são muito desencontradas e não temos garantias reais que os investimentos decorrentes dessa exploração serão feitas no estado. Envidarei todos os esforços para termos essa garantia. Para que isso aconteça, estaremos nos afinando com todos os envolvidos direta e indiretamente no processo, como o governo, senadores e deputados federais”.


Deixe seu comentário


Publicidade