Política

Presidente do TRE-AP conclama população a treinar na urna eletrônica para eleições de outubro

Desembargador Carmo Antônio de Souza disse que equipamento tem sido muito atacado, mas que ele é instrumento seguro da democracia


 

Douglas Lima
Editor

 

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), desembargador Carmo Antônio de Souza, declarou que enquanto não começar a programa eleitoral institucional os hoje pré-candidatos têm ampla liberdade de se apresentar como postulantes às vagas a serem preenchidas com os resultados das eleições de outubro de 2026, mas sem pedir voto.

 

Carmo Antônio deu a declaração em entrevista ao Sistema Diário de Comunicação, no Parque da Fazendinha, onde acontece a 55ª Expofeira do Amapá, em cujo evento o TRE-AP, em seu estande, ensina a população a fazer uso da urna eletrônica, como treino.

 

O desembargador registrou que no momento o Tribunal Regional Eleitoral faz o processamento dos registros de candidaturas para as eleições de outubro de 2026, trabalho que vai até dia 15, sábado. Logo no domingo, 16, será aberto o período da propaganda eleitoral oficial.

 

 

“A urna tem sido muito atacada, mas ela é um instrumento seguro da democracia”, disse o presidente do TRE, conclamando a população a treinar no equipamento, independente da idade, para a garantia de que não haverá dificuldade na hora da votação em 4 de outubro, e em 25 do mesmo mês, se houver segundo turno.

 

Carmo Antônio de Souza alertou que o papel da Justiça Eleitoral não é punir, mas impedir o cometimento de crime, como também garantir que o eleitor exerça o direito do voto com liberdade plena, sem qualquer tipo de pressão.

 


Deixe seu comentário


Publicidade