Presidente em exercício Davi anuncia MP para socorrer litoral do Nordeste
Em agenda na região, Davi garantiu ainda que o governo vai prolongar, por mais dois meses, o pagamento do seguro-defeso a 60 mil pescadores afetados pela tragédia ambiental.

O presidente da República em exercício, Davi Alcolumbre (Democratas-AP), anunciou, nesta quinta-feira (24), a edição de uma medida provisória com o objetivo de liberar recursos emergenciais os municípios do Litoral do Nordeste atingidos pelo vazamento de óleo. Em agenda na região, Davi garantiu ainda que o governo vai prolongar, por mais dois meses, o pagamento do seguro-defeso a 60 mil pescadores afetados pela tragédia ambiental.

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, o governador de Alagoas, Renan Filho, e parlamentares dos estados atingidos pelo óleo compõe a comitiva. Mais de 200 localidades foram afetadas em 78 municípios da região.

“A nossa presença no Nordeste, enquanto presidente da República em exercício, é um gesto político e institucional para minimizar esta tragédia ambiental. É um episódio único e de proporções inimagináveis, o maior desastre ambiental da história do nosso país”, disse o presidente em exercício, em entrevista coletiva em Barra de São Miguel.

No município alagoano, Davi Alcolumbre esteve com representantes dos órgãos envolvidos na ação de combate a contaminação das praias. Os governos federal, estadual e municipal, e moradores realizam a coleta dos resíduos. Cerca de mil toneladas do material já foram recolhidas das praias. As informações sobre a origem e as causas do acidente ambiental ainda são incertas. É desconhecida também a quantidade de óleo derramada no litoral brasileiro.

À tarde, o grupo seguirá para Aracaju onde Davi Alcolumbre assinará um decreto da extensão do pagamento do seguro-defeso. O benefício é uma política pública federal pago ao pescador profissional artesanal durante o período de proibição da atividade de pesca para a preservação das espécies de pescados.
Os senadores Fernando Collor de Mello (Pros-AL), Renan Calheiros (MDB-AL), Rodrigo Cunha (PSDB-AL), Rogério Carvalho (PT-SE), Alessandro Vieira (PPS-SE), Maria do Carmo Alves (DEM-SE), Jean Paul Prates (PT-RN), Fabiano Contarato (Rede-ES) acompanham a agenda.
Deixe seu comentário
Publicidade
