Política

Primeira Cúpula de governadores da Pan-Amazônia será realizada nesta segunda-feira no Vaticano

Entre eles estará o governador Waldez Góes, presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal


A Primeira Cúpula de Governadores da Pan-Amazônia reunirá no Vaticano, nesta segunda-feira, 28 de outubro de 2019, chefes do Poder Executivo de Estados subnacionais de nove países que compõem o território amazônico. O evento é uma iniciativa conjunta da Pontifícia Academia de Ciências do Vaticano e governadores da Amazônia Brasileira, representantes do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal.
A reunião na Pontifícia Academia de Ciências do Vaticano, será realizada das 9h às 19h e tem como tema: Caminhos e Compromissos para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia.

A Cúpula de Governadores pretende ampliar o diálogo entre os governos subnacionais amazônicos e a comunidade internacional, no contexto da crise climática e do enorme desafio que o cenário atual representa para as sociedades e governos amazónicos.

O encontro permitirá uma perspectiva abrangente das diferentes realidades que compõem a região e contará também com a participação de convidados, entre autoridades, representantes da sociedade civil e pesquisadores. Os governadores da Pan-Amazônia terão a oportunidade de apresentar à Pontifícia Academia de Ciências do Vaticano e levar ao conhecimento do Papa Francisco, seus compromissos com o desenvolvimento sustentável da Amazônia, tendo como marco conceitual, a Encíclica Laudato Si, os resultados do Sínodo e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS).

A partir da Cúpula de Governadores, os Estados amazônicos pretendem discutir com a comunidade internacional, soluções e mecanismos de financiamento inovadores para implementar políticas, programas e projetos estratégicos para o efetivo desenvolvimento sustentável da Amazônia, especialmente voltados a uma economia de baixas emissões.

Os governadores brasileiros confirmados na cúpula; Waldez Góes do Amapá, presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, Helder Barbalho, governador do Pará, Wilson Lima, governador do Amazonas e Flávio Dino, governador do Maranhão.
Juntos pretendem discutir o desmatamento liquido zero, os direitos dos povos indígenas e as populações tradicionais, a promoção do desenvolvimento sustentável da Amazônia, com ênfase para a bioeconomia. A erradicação da pobreza e a valorização dos serviços ambientais prestados ao planeta.

O governador do Piauí, Wellington Dias, presidente do Consórcio Nordeste, também participa como convidado da cúpula no Vaticano, além de governadores de Estados subnacionais da Bolívia, Colombia, Peru e Equador. O ministro do Meio Ambiente do Brasil, Ricardo Salles, que havia aceitado o convite dos governadores da Amazonia, acabou declinando esta semana por agendas assumidas, principalmente no Nordeste em função das manchas de óleo em várias partes do litoral.

O cardeal D. Claudio Hummes, presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica, será o responsável pela mensagem do papa Francisco contida na Encíclica Laudato Si e os resultados do Sínodo sobre a Amazônia ao lado do anfitrião, Marcelo Sánchez Sorondo, chanceler da Pontifícia Academia de Ciências do Vaticano.


Deixe seu comentário


Publicidade