Política

Professores são homenageados no encerramento da Semana do Parlamentar na Escola

Presidente Jaci Amanajás afirma que projeto deverá ser ampliado em sua gestão.


Uma solenidade na manhã dessa terça-feira, 11, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), encerrou oficialmente a ‘Semana do Parlamentar na Escola’, que promove visitas a escolas públicas e privadas da rede de Ensino Médio. O evento foi marcado por homenagem a vários educadores, em alusão ao Dia do Professor.

O presidente do Legislativo, deputado Jaci Amanajás (PV), abriu o evento antecipando as homenagens aos professores pela passagem do seu dia – 15 de outubro – e relembrou sua curta trajetória na sala de aula, como professor.

politica1-2aJaci Amanajás se disse satisfeito com a mobilização que a retomada do projeto proporcionou e que isso deverá ser ampliado em sua gestão. “Durante seus 25 anos de existência a Assembleia Legislativa, pouco foi às ruas, aos bairros, deixando a população distante”, frisou, preocupado com o ponto de vista de um aluno visitado na semana passada, quando dizia que um deputado não faz nada. “Vamos abrir a casa e também levar o parlamento até o povo”.

A deputada Roseli Matos (PP), que esteve representando a casa na Escola Augusto Antunes, município de Santana, explicou para os alunos que a Semana do Parlamentar visa aproximar a Assembleia Legislativa da população. “O papel do cidadão não termina no dia em que ele vota. Tem que acompanhar o que seu deputado está fazendo e cobrar”, comentou. Atentos, os estudantes tiraram dúvidas sobre a atividade dos deputados e a função dos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Em nome das professoras Laura e Sueli, Roseli Matos, homenageou os profissionais daquele município.

A parlamentar parabenizou o presidente da Casa e fez um breve relato sobre a iniciativa do projeto, que foi uma proposta apresentada em 2012 pela então deputada estadual Sandra Ohana (PP), que foi aprovada por unanimidade daquela legislatura, mas que somente agora está sendo efetivamente implementada.

A lei
A proposição virou a Lei nº 1.674, de 22 de maio de 2012, sancionada pelo governo do estado e publicada no Diário Oficial do Estado nº 5231, de 22/05/2012. “É importante fazermos esta referência, porque vários deputados já passaram por aqui e deixaram suas contribuições. A deputada Sandra Ohana destacava a importância do contato com as escolas para esclarecer o verdadeiro papel dos deputados”, comentou a parlamentar.

A deputada Maria Góes, comentou da sua contribuição na educação dos jovens na Colônia do Matapi – ainda menor de idade – ao substituir a professora titular quando a mesma deslocava-se para Macapá. “Se eu estivesse dado continuidade aos meus estudos, hoje seria uma professora. Esse era o meu desejo”, comentou a deputada.


Deixe seu comentário


Publicidade