Política

Projeto “Assembleia Cidadã” chega ao Arquipélago do Bailique com ações sociais à população

A viagem até o Bailique foi feita por meio fluvial, com dezenas de servidores públicos da própria ALAP e também de parceiros que se uniram no projeto


O Arquipélago do Bailique, distrito mais distante do município de Macapá, recebe neste sábado (03) a ação social denominada Assembleia Cidadã, do Parlamento Estadual. O projeto, que foi aberto oficialmente na semana passada quando esteve no bairro do Marabaixo, agora fará parte de um calendário de ações voltadas a uma maior aproximação da Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP) da comunidade, num conjunto de ações voltadas a maior inserção da Casa de Leis nas camadas mais populares na busca por respostas mais rápidas por parte do Poder Público.

A viagem até o Bailique foi feita por meio fluvial, com dezenas de servidores públicos da própria ALAP e também de parceiros que se uniram no projeto, como policiais civis e militares, bombeiros, enfermeiros, massoterapeutas, médicos, odontólogos e técnicos de laboratório, além de agentes da rede Super Fácil e Politec. Os atendimentos são feitos no Centro Comunitário da Vila Progresso, uma das maiores e mais importantes do arquipélago formado por mais de quarenta outras pequenas comunidades.

O próprio presidente da ALAP, deputado Jaci Amanajás (PV), que também é médico, é um dos voluntários que se revezam no atendimento da população que desde as primeiras horas da manhã de sábado já faziam filas em busca de atendimento médico e também cidadão, especialmente nas orientações profissionais, jurídicas e expedição de documentos como carteira de identidade e cartão de saúde.

Para o deputado Charles Marques (PSDC) a satisfação com os resultados é o que mais importa. “Temos diversas ferramentas de trabalho no mandato parlamentar, como projetos de lei, requerimentos, indicações e audiências públicas. Mas sair da Sede em Macapá e vir ao encontro da população, verificando in loco e ouvindo suas reivindicações realmente é uma oportunidade ímpar para que nossas proposições sejam muito mais eficazes”, disse ele.

Já o deputado Paulo Lemos (PSOL) diz que imprime um ritmo diligente a seu mandato e sempre que pode percorrer as comunidades interioranas. “Mas aqui é uma ação institucional da Assembleia Legislativa, muito mais representativa e muito mais forte, portanto fico feliz por também ser protagonistas dessas mudanças de postura do nosso Parlamento”, declarou.

Ainda na noite de sábado foi aberta uma audiência pública lá mesmo na Vila Progresso, quando as mais diversas lideranças comunitárias, religiosas e pessoas do povo puderam se inscrever e debater abertamente suas dificuldades e demandas que esperar ver atendidas pelos órgãos demandados.


Deixe seu comentário


Publicidade