Política

Projeto “Assembleia Cidadã” mobiliza comunidade da zona norte de Macapá

Segundo o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jaci Amanajás, esta foi a primeira de uma série de iniciativas que visam aproximar ainda mais a Casa da sociedade amapaense.


Mesmo com os números oficiais ainda não fechados, a coordenação do projeto social “Assembleia Cidadã”, desenvolvido pelo Parlamento Estadual, contabiliza um grande sucesso de público nas mais diversas demandas que os populares buscaram ver atendidas na manhã deste sábado (26), na Escola Nilton Balieiro, no bairro do Marabaixo – zona oeste de Macapá. A mobilização reuniu diversos parceiros em torno da programação, numa gama de serviços gratuitos que incluíram atendimento à saúde e também ações de cidadania.

Segundo o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jaci Amanajás, esta foi a primeira de uma série de iniciativas que visam aproximar ainda mais a Casa da sociedade amapaense. “Na verdade a gente sabe que o papel constitucional da Assembleia é estar de portas abertas para o atendimento das necessidades da nossa população, porém isso só não basta, afinal as pessoas ainda tem dificuldades para acompanhar as nossas atividades, foi então que decidimos sair da FAB e ir ao encontro das demandas”, disse Jaci.

O atual dirigente da ALAP, que também é medico, deixou o paletó de lado e vestiu o jaleco, pendurou o estetoscópio no pescoço e foi também ser voluntário nas inúmeras consultas médicas que o projeto disponibilizou. Entre os demais serviços ofertados, exames laboratoriais e de triagem, atendimento odontológico, orientações profissionais e assistência jurídica, oficinas de artesanato e decoração natalina, palestras do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil sobre prevenção de acidentes domésticos, expedição de documentos, inclusive registro de nascimento tardio (Projeto Pai Legal do TJAP), embelezamento (corte de cabelo, massagem, fisioterapia, nutrição, educação física), danças como batuque e zumba, além de atividades recreativas para crianças.

Todos os 24 gabinetes parlamentares da atual Legislatura estiveram ombreados na ação, oferecendo diversas ações voluntárias. As emissoras legislativas montaram estúdio e as equipes de reportagem realizaram a cobertura do evento de modo a se produzir um documentário a respeito desta iniciativa. Toda a programação contou com a transmissão pela Rádio Senado 93,9 FM, que esteve em cadeira com a Rádio Assembleia. Diversos parlamentares se revezaram em entrevistas esclarecedoras e todos destacaram a satisfação com o protagonismo da ALAP nessa iniciativa, que já tem data e local para se repetir.

No próximo dia 03 de dezembro haverá uma Sessão Itinerante da Assembleia Legislativa no Arquipélago do Bailique, oportunidade em que uma segunda edição do projeto Assembleia Cidadã deverá ser organizada.


Deixe seu comentário


Publicidade