Política

Projeto de lei que incentiva esporte para crianças e adolescentes vulneráveis é aprovado na Alap

O objetivo é de promover a inclusão social e o bem-estar por meio do esporte


 

Foi aprovado nesta quarta-feira (20), na Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), o Projeto de Lei nº 0022/2025, de autoria do deputado estadual Pastor Oliveira (Republicanos), que institui a Política Estadual de Incentivo ao Esporte para Crianças e Adolescentes em Situação de Vulnerabilidade Social, com o objetivo de promover a inclusão social e o bem-estar por meio do esporte.

 

A nova política estabelece diretrizes como a priorização de vagas em projetos esportivos para o público em situação de vulnerabilidade, a realização de campanhas e palestras em escolas públicas sobre os benefícios do esporte e a promoção de parcerias com instituições de ensino superior, cursos de educação física e organizações da sociedade civil para a execução das atividades por meio de termos de cooperação.

 

Pastor Oliveira defende que a política proposta representa uma estratégia efetiva de integração dessas crianças e adolescentes à sociedade, utilizando o esporte como ferramenta de ascensão social e transformação. “Por meio do esporte, as crianças podem aprender a interagir, trocar experiências, competir e apoiar umas às outras. Existem diversos relatos e histórias que ressaltam a importância da participação da juventude em atividades esportivas como forma de contribuir para a prevenção de problemas de saúde física e mental. Por isso, estamos empenhados em fortalecer as políticas públicas que incentivam as práticas esportivas”, ressaltou o deputado.

 

 

Com a aprovação na Alap, o projeto segue agora para sanção do governador. A expectativa é de que, com a criação dessa política estadual, mais crianças e adolescentes amapaenses tenham acesso ao esporte como caminho de oportunidades e crescimento.

 


Deixe seu comentário


Publicidade