Política

Projeto de Lei regulamenta profissão de ‘doulas’ no Amapá

Atendimento humanizado


Assembleia Legislativa discutiu na última quarta-feira, 2, um tema de extrema importância para a sociedade amapaense, que é a regulamentação da atuação das ‘doulas’ nas casas de partos da rede privada e pública no estado. Doulas, são mulheres treinadas para dar suporte físico, emocional e informativo à gestante antes, durante e após o parto, uma acompanhante e profissional que faz toda a diferença durante este processo único da mãe.

Durante a Sessão Deliberativa, a deputada estadual Cristina Almeida (PSB), autora do Projeto de Lei (PL) que pede a regulamentação, solicitou apoio de seus pares na aprovação da propositura. “Peço apoio dos meus pares para aprovação, pois esse projeto irá beneficiar milhares de mães amapaenses”, afirmou a socialista.

O projeto conseguiu unir mulheres e homens no parlamento, obtendo apoio unânime entre todos os parlamentares daquela Casa de Leis. Com a regulamentação, as instituições serão obrigadas a permitir a presença dessas profissionais durante o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, sempre que solicitadas pelas parturientes. Atualmente, a entrada e permanência delas ficam a critério de cada maternidade e hospital.

A especialista na área de obstetrícia, fisioterapeuta Natasha Vilhena, relatou a importância da regulamentação do trabalho das doulas no Amapá. “Nos hospitais públicos, onde faltam profissionais, elas podem até contribuir na hora do parto. Frequentemente o pai ou a mãe da gestante não sabem como se comportar naquele momento. A doula vai oferecer massagens que aliviem a dor, ajudar a encontrar posições mais confortáveis para o trabalho de parto, além de dar suporte também ao companheiro”, explica.


Deixe seu comentário


Publicidade