Política

Projeto do senador Randolfe para rever a tabela do SUS pode voltar à pauta

Na prática, o PL pretende corrigir as defasagens nos valores repassados às entidades filantrópicas e prestadores de serviços de saúde como hospitais, clínicas, laboratórios e outros.


Durante reunião na tarde desta quarta-feira (13), o presidente do Hospital do Amor, Henrique Prata, pediu ao presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM – AP), a votação em Plenário do Projeto de Lei 468/2018, de autoria do senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP). A proposta estabelece a revisão anual dos valores de remuneração dos serviços prestados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Prata ressaltou a importância do projeto e destacou que o sistema deve ser revisto. O presidente do Senado concordou o mérito da matéria e se comprometeu a analisar juntamente com os outros senadores a possibilidade de colocá-la em votação.

Na prática, o PL pretende corrigir as defasagens nos valores repassados às entidades filantrópicas e prestadores de serviços de saúde como hospitais, clínicas, laboratórios e outros. Há 10 anos, os repasses são os mesmos. Ao apresentar a matéria, Randolfe ressaltou que “há uma inércia do Poder Público em atualizar periodicamente a tabela do SUS”.

Para o senador, a medida legislativa é uma forma de garantir a recomposição anual dos valores dos procedimentos. A defasagem na tabela que o Governo Federal usa para os procedimentos realizados pelos governos estaduais e municipais contribui de maneira significativa para a crise na saúde, o Amapá tem sofrido.

Randolfe lembrou ainda que o Conselho Federal de Medicina (CFM) tem reiteradamente criticado a falta de uma política de reajuste de preços da Tabela SUS. Segundo a entidade, “mais de 1.500 procedimentos hospitalares incluídos na Tabela SUS (…) estão defasados”.

A lista poderia ser ainda maior se considerados os atendimentos ambulatoriais, não contemplados no levantamento realizado pelo CFM, sobre a perda acumulada no período de 2008 a 2014, com base em dados do Ministério da Saúde. Nesse período, a perda acumulada nos honorários médicos chegou a quase 1.300% em alguns procedimentos, de acordo com a autarquia. Para o senador Randolfe, a defasagem de valores reflete no péssimo atendimento público de saúde e na redução da rede de acolhimento.


Deixe seu comentário


Publicidade