Política

PSOL faz segunda plenária em Macapá nesta sexta-feira

Evento é preparatório para o congresso nacional do partido


O PSOL Amapá realiza nesta sexta-feira, 28, às 19h Escola Municipal de Ensino Fundamental Hildemar Maia, no bairro do Trem, e nos dias 5 e 19 de setembro, no mesmo local.a segunda plenária preparatória para o V Congresso Nacional do partido, em dezembro, na cidade de Luziânia, em Brasília. As assembleias começaram no dia 13 de agosto pelo município de Oiapoque (foto) e acontecem até setembro em todos os 16 municípios amapaenses.

O objetivo do evento é debater sobre os desafios do partido diante da atual situação política do país e no contexto local. Além disso, em cada evento são eleitos os delegados do Amapá que participarão do V Congresso Nacional do PSOL. Mas a definição dos nomes dos representantes que seguirão para Brasília ocorrerá somente durante o encontro Estadual do PSOL, marcado para novembro.

Para o presidente do PSOL Amapá, Djalma Teixeira, o evento visa, sobretudo, preparar a militância para construção do futuro cenário político e debater sobre a atual conjectura estabelecida, em nível local e nacional: “Queremos fortalecer os ideais da esquerda para o próximo período político. E esse é o momento para discutirmos com nossas bases as diretrizes que o PSOL seguirá a partir de agora”.

Durante as plenárias acontece um momento de diálogo aberto com os filiados para debater e fortalecer os ideais de esquerda. “Defendemos uma reforma política mais inclusiva e funcional, por isso, abrimos espaço para militantes defenderem suas teses, inscritas anteriormente, que são eleitas, voto-a-voto, pelo filiados, de forma democrática. É desse modo que vamos construir nossas novas diretrizes”, explica o presidente.

A primeira plenária realizada em Macapá aconteceu no último sábado, 22 (foto), e reuniu 381 filiados, considerada pela comissão nacional organizadora como a maior do Brasil até o momento. No evento, duas chapas defenderam teses. A ‘Unidade Socialista’, encabeçada por Djalma Teixeira foi escolhida por 99% dos filiados presentes. Mais de 30 delegados foram selecionados para o Congresso Estadual.


Deixe seu comentário


Publicidade