Política

Randolfe apresenta Lei Ivone e Tainara para combater ataques contra mulheres na internet

Ordenamento institui Política Nacional de Combate ao Discurso de Ódio Contra a Mulher na Internet


 

O Projeto de Lei apresentado nesta terça-feira, 6, pelo senador Randolfe Rodrigues, institui a Política Nacional de Combate ao Discurso de Ódio Contra a Mulher na Internet.

 

A iniciativa é uma resposta à escalada da violência de gênero no Brasil, que ocupa a 5ª posição mundial em feminicídios. Randolfe sugeriu batizar o projeto de Lei Ivone e Tainara, em homenagem a Tainara Souza Santos, morta após ser atropelada e arrastada por um quilômetro pelo ex-companheiro em São Paulo, e Ivone dos Santos, assassinada a facadas na frente da filha no Amapá no início de 2026.

 

“A ligação entre os feminicídios brutais de Ivone e Tainara reside na educação e na cultura do homem brasileiro. Uma cultura diariamente ressonada, amplificada e validada nas redes”, explica o senador.

 

O projeto estabelece diretrizes de segurança e responsabilidade para provedores de aplicações, como redes sociais, fóruns e comunidades de jogos, com o objetivo de assegurar um ambiente digital livre de violência. As medidas focam no combate ao discurso de ódio sistemático e à incitação à violência, preservando a liberdade de expressão e opiniões isoladas.

 

A proposta obriga as plataformas a implementarem, em até 180 dias, um Sistema de Detecção e Moderação de Violência contra a Mulher, além de inovações tecnológicas como a criação de um Cadastro Nacional de Bloqueio, para impedir a republicação automática de conteúdos agressivos; o modo de segurança digital, funcionalidade que cria blindagem contra ataques coordenados; e o acesso delegado de emergência, que permite que a vítima indique um terceiro de confiança para gerenciar sua segurança e coletar provas, evitando que ela precise interagir diretamente com o conteúdo violento.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade