Randolfe cobra andamento das ações de combate ao coronavírus no Amapá
De acordo com o Ministério da Saúde ,o Amapá é o segundo estado em número de contágios proporcionalmente, contabilizando mais de 244 casos confirmados da doença e seis óbitos.

Na manhã desta terça-feira (14), o senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP) encaminhou ofício ao Ministério da Saúde, Governo do Amapá e Prefeitura de Macapá solicitando o imediato andamento das ações de combate ao COVID-19 no Estado. De acordo com o Ministério da Saúde ,o Amapá é o segundo estado em número de contágios proporcionalmente, contabilizando mais de 244 casos confirmados da doença e seis óbitos.
No documento, o senador destaca a necessidade de ação coordenada entre as autoridades federais, estaduais e municipais no combate à propagação do coronavírus, principalmente nos estados em que o sistema de saúde ainda não está equipado para lidar com a pandemia.
Nos documentos, Randolfe solicita informações a respeito da liberação de recursos e equipamentos para o estado do Amapá. “Vossa Excelência (Ministério da Saúde) anunciou, no dia 26 de março, o envio de 10 leitos completos de UTI compostos de 10 ventiladores, 10 monitores, 10 bombas, 10 camas, 2 desfibriladores, Eletrocardiógrafo e uma plataforma de monitorização, dentre outros equipamentos. Tendo em vista que os leitos ainda não foram entregues, qual o prazo estimado para a entrega dos equipamentos?”, pergunta no ofício.
Em reunião, a bancada federal do Amapá deliberou sobre a liberação de R$ 109 milhões para as ações de combate ao COVID-19. Além de questionar o prazo para a liberação do recurso, Randolfe ainda solicita informação em relação ao recurso no valor de R$ 13.256.896,08 que teria sido destinado ao Amapá pelo Governo Federal.
Ao Governo do Amapá, o senador indagou sobre a implantação de 26 leitos de UTI na maternidade da zona norte, tendo em vista que apenas 13 foram implementados até o momento. Também pergunta sobre as 31 mil cestas básicas que seriam distribuídas à população, bem como a disponibilização de hotéis para o descanso dos profissionais de saúde. O pagamento da conta de energia elétrica de 21 mil famílias carentes e o plano para utilização dos recursos liberados pelo Governo Federal e Bancada completam os questionamentos.
Ao prefeito de Macapá – cidade que concentra mais de 200 casos do coronavírus no Estado – Randolfe pede informações quanto às ações que tem sido desenvolvidas pela Prefeitura no enfrentamento à pandemia e informações quanto ao recebimento do recurso da portaria n. 774, de 09 de abril de 2020: quais os planos de execução com tal rubrica e demais compromissos que, porventura, o Ministério da Saúde tenha assumido, elencando os que já foram cumpridos e os que ainda estão pendentes por parte do Governo Federal.
“Tenho apresentado nosso mandato para trabalhar arduamente no combate à proliferação do coronavírus no Estado. Por diversas vezes estivemos com o Governador e Prefeito ofertando soluções, inclusive na mediação com a Bancada Federal, destinação de recursos e ações no legislativo federal. Todos precisamos estar alinhados”, explicou o senador.
Deixe seu comentário
Publicidade
