Randolfe comemora título de melhor senador do Brasil pela 5ª vez consecutiva
Amapaense também foi o único parlamentar contemplado com o certifica de combate à corrupção e ao crime organizado.

O senador Randolfe Rodrigues (REDE) comemorou nesta quarta-feira (15) no programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90,9) título de melhor senador do Brasil pela 5ª vez consecutiva, surgindo como o parlamentar que mais bem representa a população no Senado, na avaliação de jornalistas que cobrem o Congresso Nacional.
Participaram da votação 89 profissionais de imprensa de 44 diferentes veículos de comunicação. Além de Randolfe, também foram premiados os seguintes senadores, por ordem decrescente de votação: 2º – Paulo Paim (PT-RS); 3º – Simone Tebet (MDB-MS); 4º – Fátima Bezerra (PT-RN). Cristóvam Buarque (PPS-DF) ficou em 5º lugar.
Conforme Randolfe explicou, a pesquisa foi feita por meio de ferramenta eletrônica, com o envio de um link por e-mail ou celular àqueles que estavam aptos a votar. O sistema utilizado pelo site Congresso em Foco garante o anonimato dos votos. Cada jornalista votou em até dez deputados e no máximo cinco senadores. Só puderam ser votados aqueles congressistas que não respondem a inquérito ou ação penal no Supremo Tribunal Federal (STF) ou que exerceram o mandato por pelo menos 60 dias no atual ano legislativo.
De acordo com o regulamento, não puderam participar da votação os jornalistas vinculados a empresas de lobby, assessoria de comunicação ou consultoria política, assim como aqueles que exercem o cargo de assessor de deputado federal ou senador, de bancadas partidárias ou de partidos com assento no Congresso Nacional.
“Este é o 5º título de melhor senador, e também fui o único senador a receber o certificado de combate à corrupção e ao crime organizado, no qual tive a honrosa companhia do deputado Alessandro Molon. Fico muito honrado, e essa premiação só amplia em muito mais a minha responsabilidade para continuar representando com dignidade o povo amapaense no Senado da República”, destacou.
Pressões para registro de Lula
Instado a comentar sobre as pressões do Partido dos Trabalhadores (PT) e movimento sociais para o deferimento, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do registro do ex-presidente Lula à Presidência da República, Randolfe condenou todo e qualquer tipo de pressão, mas defendeu o direito de Lula concorrer ao cargo.
“Na democracia a decisão judicial, no máximo, tem que ser cumprida e se não concordar, que se recorra; assim também funciona na justiça eleitoral; direito de petição cabe a todos, o PT tem esse direito, assim como o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) tem obrigação de idzer se defere ou não, obviamente obedecido todo o processo legal. Entretanto, qualquer pressão sobre a democracia, seja de forças internas do Estado como apregoam setores militares, seja externa do Estado, dos movimentos sindicais, tem que ser combatida, porque a democracia é um valor universal, sabemos quanto nos custou, e por isso não pode por nenhuma circunstancia ser ameaçada; é preciso melhorar muito, mas desrespeitar a democracia e as instituições não faz bem para a população, porque levamos muitos anos para assegurarmos essa conquista”, analisou, finalizando:
– Quero aproveitar e citar um trecho do discurso de Ulysses Guiamarães na promulgação da Constituição Federal de 1988: “Famigeradas sejam todas as ditaduras, sejam quais forem as origens delas; sejam à esquerda, sejam à esquerda, todas elas, que principalmente na América Latina só propagandeou terror e morte”. Então, eu complemento dizendo, malditas sejam quaisquer regimes de exceção, qualquer que seja a porta de entrada, seja pela ruptura da ordem institucional, ou mesmo utilizando-se da própria democracia, que é um regime político tão generosso que até mesmo aqueles que falam contra ela, têm direito de participar dela e por ela ascender ao Poder político.
Deixe seu comentário
Publicidade
