Política

Randolfe confirma com embaixador francês pacote de medidas que beneficia os amapaenses

A audiência aconteceu na presidência do Senado Federal e trouxe ótimas notícias para o Amapá! Depois de uma série conversas com os senadores amapaenses com a embaixada francesa


Continuando as tratativas com o objetivo de avançar nas relações transfroteiriças entre Brasil e França, o senador Randolfe Rodrigues (REDE – AP) esteve em reunião com o  embaixador francês, Michel Miraillet, o Ministro Conselheiro Giles Pecassou, a Primeira Secretária Christelle Chatrian-Gomez, o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre e o deputado Paulo José Ramos Filho, membro da Comissão de Relações Exteriores da Assembleia do Amapá.

A audiência aconteceu na presidência do Senado Federal e trouxe ótimas notícias para o Amapá! Depois de uma série conversas com os senadores amapaenses com a embaixada francesa, Miraillet reafirmou que irá ao Amapá, agora em abril, para inaugurar o novo Consulado Francês do estado, ao mesmo tempo que empossará, após um longo período de espera, o novo cônsul honorífico francês no Amapá.

O embaixador afirmou ainda que o reemissão de vistos no estado será reestabelecido em um prazo de 60 dias. “A concessão de vistos em Macapá é um avanço enorme para nós que estamos a menos de 600 km da fronteira”, comemorou Randolfe.

Outra ótima notícia para os amapaenses é a redução pela metade do valor de seguro automotivo para a travessia sob a ponte binacional. Atualmente, os brasileiros precisam desembolsar até 175 euros, cerca de R$ 500, se quiserem chegar de carro à Guiana Francesa. Miraillet anunciou ainda a autorização da utilização diária da ponte binacional tanto de autoridades francesas quanto brasileiras “A travessia sob o rio Oiapoque será liberada para as autoridades no horário de 7 da manhã às 19h, todos os dias da semana! ”, explica Randolfe.

Agora, o embaixador acertará com o senador Randolfe, o Presidente Davi e a bancada do Amapá, a data da ida ao estado para a inauguração do Consulado e para oficializar todas as informações.

Vale lembrar

Na quinta-feira passada, 21 de março, o senador Randolfe Rodrigues esteve em reunião na embaixada da França, em Brasília, para tratar das relações transfronteiriças. Na ocasião, o embaixador Michel Miraillet já havia antecipado as boas notícias ao Amapá ao senador Randolfe, além de ressaltar a importância do trabalho de Randolfe nos avanços.

Miraillet também solicitou o apoio do Senador para resolver questões de segurança da ponte binacional, que carece de obras de manutenção. O embaixador citou ainda um acidente que aconteceu em junho do ano passado, quando uma crataieira foi atingida por pedaços da ponte enquanto atravessava o rio.

Durante a reunião, Miraillet afirmou ainda “acreditar muito na diplomacia parlamentar” e por isso enxerga a “importância da Frente Parlamentar da Amizade Brasil-França”, e que vê no senador Randolfe Rodrigues a melhor pessoa para liderar essa frente. O senador é autor do Projeto de Resolução 17/2019 para a cração do Grupo Barsil-França, com a finalidade de incentivar e desenvolver as relações bilaterais entre seus Poderes Legislativos.


Deixe seu comentário


Publicidade