Política

Randolfe faz “blocão” de prefeitos para garantir recursos em B

Em 2013, senador Randolfe promoveu reunião com gestores municipais e a Caixa Econômica Federal



O senador Randolfe Rodrigues (Psol-AP) promoveu na manhã de sexta-feira, 6, reunião de trabalho com prefeitos e representantes dos municípios do Amapá. O objetivo foi reunir forças para tratar sobre as emendas alocadas para os municípios, além de apresentar alternativas para acesso aos programas federais, bem como nos ministérios. Acompanhado da secretária de diversidade e cidadania do Ministério da Cultura (MinC), Ivana Bentes, Randolfe também ventilou a possibilidade de criação dos pontos de cultura nos municípios.

Em 2013, o senador Randolfe promoveu uma reunião com os gestores municipais e a Caixa Econômica Federal. Na época as demandas foram avaliadas individualmente, e os profissionais da Caixa fizeram uma espécie de oficina para elaboração de projetos. Neste ano, foi disponibilizada a assessora do mandato em Brasília, Ana Maria Dias, para promover o acesso junto aos ministérios. “Pelo menos 50% das emendas são perdidas por ausência de projeto ou descumprimento de diligências. Nós queremos evitar essas perdas”, disse o senador.

Encaminhamentos
Ainda neste mês o senador vai apresentar projeto de lei que visa dispensa do pagamento da contrapartida por parte das prefeituras, sendo exigido um determinado número de habitantes. A quantidade deve ser definida após estudo.

O senador também convidou os gestores para execução de uma série de agendas nos ministérios da saúde, educação, transporte e cidades, a serem marcadas de acordo com a disponibilidade os prefeitos. “Nós elencaremos os problemas em comum e podemos seguir em comitiva a Brasília para buscar soluções”, afirmou o senador. Ficou também na responsabilidade do gabinete do senador a formulação de um manual de orientação básica para execução dos decretos de calamidade pública ou estado de emergência, visando possíveis problemas com o período chuvoso.

Presença
Dos 16 municípios, estiveram presentes os prefeitos de Tartarugalzinho, Porto Grande, Vitória do Jari, Itaubal do Piririm, Serra do Navio, Cutias do Araguari, Amapá e Macapá, bem como representante de Calçoene.

A prefeita de Cutias do Araguari, Eliane Santos, parabenizou a iniciativa, e informou que já tem usado o apoio do gabinete. “Nós precisamos mesmo de ajuda. É quase impossível transportar um paciente de maneira adequada e em tempo hábil, devido à dificuldade de acesso via estrada; a situação fica muito difícil no período chuvoso. A gente fica buscando alternativas, sem saber direito o que fazer”, explicou.


Deixe seu comentário


Publicidade