Randolfe propõe parceria a Dória para amapaenses terem a vacina contra Covid-19 em dezembro
Senador terá reunião com o governador paulista para que parte das 46 milhões de doses sejam compartilhadas com a segunda menor população do país.

Cleber Barbosa
Da Redação
O senador Randolfe Rodrigues (REDE/AP) anunciou nesta segunda-feira (05) que os amapaenses poderão ser a segunda população do país a receber a nova vacina contra o Covid-19, chamada de CoronaVac – a primeira a ser oficialmente testada no Brasil. Uma reunião no início da noite no Palácio Bandeirantes, na capital paulista, poderá homologar a parceria, uma vez que o governador João Dória fez a aquisição de uma quantidade de doses da medicação superior até ao tamanho da população paulista.
Falando ao programa LuizMeloEntrevista, o senador explicou que já iniciou as tratativas a esse respeito por meio de telefonema ao governador de São Paulo, que atendeu a um pedido de audiência para afinar as bases de uma relação institucional com o estado do Amapá.
Segundo o parlamentar do Amapá, a vacina começa a ser utilizada na população de São Paulo a partir do dia 15 de dezembro, com o anúncio da chegada de 46 milhões de doses. “A vacina está sendo produzida em parceria pelo Instituto Butantã e pela empresa chinesa deste mesmo nome, CoronaVac, sendo a primeira vacina a ser disponibilizada no Brasil, conforme anúncio do governador Dória, aliás, a primeira no mundo, então em decorrência disso vamos a ele ver qual o caminho mais fácil para que essas primeiras doses também sejam disponibilizadas para nós amapaenses”, disse ele.
Cauteloso, Randolfe disse que obviamente por se tratar do primeiro contato, as tratativas também incluem uma visita ao Instituto Butantã, ainda na capital paulista, para colher todas as informações possíveis e repassa-las às autoridades amapaenses, como o Governo do Estado e a Secretaria Estadual de Saúde, para buscar os caminhos necessários para que essa vacina tão logo esteja disponibilizada no Brasil, primeiro em São Paulo, claro, mas que logo em seguida possa ser disponibilizada para os amapaenses também.
Ele reforçou ainda que essa quantidade de doses anunciadas pelo Governo de São Paulo é superior inclusive que a vacina Astrazeneca, que é fruto de convênio entre a Fiocruz e a Universidade de Oxford, que tem previsão de chegar ao Brasil somente em janeiro de 2021. “O importante, dizente de toda a dificuldade desse ano, devido a tantas perdas de irmãos amapaenses nossos, então ter a vacina é a libertação, então todos nós merecemos depois do ano duro e difícil como esse, para termos não só a boa notícia, mas a possibilidade de passar o Natal e virar o ano já com boa parte dos brasileiros sendo imunizados, especialmente os amapaenses”, concluiu.
Números
São Paulo é o estado mais populoso do Brasil, com 43.663.672; já o Amapá é o segundo menos populoso, com 734.995, superior apenas a Roraima, com 488.072 mil habitantes, o menor contingente populacional do país.
Deixe seu comentário
Publicidade
