Política

Randolfe questiona ministro da Saúde sobre Sesai

Randolfe solicitou que a prestação de serviço da saúde indígena mantida, punindo apenas aqueles que cometeram as irregularidades e não os beneficiários do serviço


Hoje, durante audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), com a presença do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o senador Randolfe Rodrigues (REDE – AP), líder da Oposição no Senado, questionou o responsável pela pasta sobre os planos do governo para a saúde indígena.

Randolfe solicitou que a prestação de serviço da saúde indígena mantida, punindo apenas aqueles que cometeram as irregularidades e não os beneficiários do serviço: “As equipes de saúde indígenas, só no ano passado, fizeram mais de 4 milhões de atendimento”, explicou.

A reunião foi acompanhada por lideranças de diversas etnias que também questionaram o ministro sobre a informação de que o Ministério fecharia a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai). Para Randolfe, a secretaria foi “uma grande conquista dos povos indígenas que não pode ser descartado”. Ele também afirmou que “a constituição de uma área destinada à saúde indígena (Sesai) foi um avanço no reconhecimento da diversidade de povos originários”.

Mandetta negou que essa seja a intenção da pasta, e afirmou que dialogará com as lideranças indígenas e autoridades de saúde estaduais e municipais, na busca de um modelo mais eficiente para as populações. O ministro afirmou ainda que irá se reunir nesta quinta (28)  com representantes de etnias indígenas de diversas regiões do país, iniciando negociações visando a definição de um novo modelo de assistência de saúde para essas populações.


Deixe seu comentário


Publicidade