Política

Relatório mostra mais de 16,6 mil e-Títulos baixados no Amapá

De acordo com o relatório, do total de 3.330.628 e-Títulos baixados, 2.878.890 pertencem a eleitores que já fizeram o cadastramento biométrico (por meio das impressões digitais).


Um relatório gerado a partir da base de dados do Cadastro Eleitoral contabilizou, até segunda-feira (21), a emissão de mais de 3,3 milhões de e-Títulos, dos quais mais de 16 mil no Amapá. O aplicativo, que permite aos eleitores acessarem uma via digital do título eleitoral por meio de smartphones ou tablets, pode ser baixado nas lojas da Apple Store e Google Play. A informação está no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

De acordo com o relatório, do total de 3.330.628 e-Títulos baixados, 2.878.890 pertencem a eleitores que já fizeram o cadastramento biométrico (por meio das impressões digitais). São Paulo foi o estado com o maior número de e-Títulos baixados: 849.902. Em seguida, vêm os estados da Bahia, que registrou 228.576 downloads do documento, e do Rio de Janeiro, com 222.771 baixados. O Amapá aparece com 16.649 e-Títulos baixados.

Para gerar o e-Título, basta baixar o aplicativo, disponível para dispositivos iOS, Android e tablets. O eleitor deverá preencher os dados pessoais exatamente como estão registrados no Cadastro Eleitoral. Caso haja divergência entre as informações inseridas no aplicativo e as lançadas no documento original, o sistema não validará o cadastro.

O e-Título informa o endereço do local de votação georreferenciado e fornece informações sobre a situação do eleitor. Mas a principal novidade é que, para os eleitores que já fizeram o recadastramento biométrico e têm sua foto na base de dados da Justiça Eleitoral, o documento digital poderá ser utilizado para a identificação perante o mesário na hora de votar.

Com o aplicativo, o cidadão terá suas informações eleitorais sempre seguras e disponíveis, diminuindo os riscos de extravios e danos ao título de eleitor. Também será reduzido o tempo de atendimento nos cartórios eleitorais em casos de serviços de impressão, assinatura e entrega do título.

SEGUNDA VIA – Com o fechamento do cadastro eleitoral, no último dia 9 de maio, alguns serviços ainda estão acessíveis aos eleitores que estão quites com a Justiça Eleitoral. Os cartórios eleitorais disponibilizam aos cidadãos quites, a certidão de quitação eleitoral, e, em caso de perda do título de eleitor, é possível a emissão de uma segunda via, até o dia 27 de setembro.

Este prazo é estabelecido pela legislação, e prevê que o serviço seja disponibilizado ao eleitor, até 10 dias antes do pleito, informa o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP).

Existe outra opção para obtenção do documento, através do aplicativo e-Título, disponível nas lojas da Apple Store e Google Play. O eleitor que estava com o título cancelado e não o regularizou até o dia 9 de maio, não poderá votar nas eleições deste ano.


Deixe seu comentário


Publicidade