Política

Robson Rocha é acusado de dar calote em artistas amapaenses

A Associação Musical dos Artistas Amapaenses (Amaps) denuncia a falta de pagamento de músicos



 

A Associação Musical dos Artistas Amapaenses (Amaps) denuncia a falta de pagamento de músicos, bandas e aparelhagem de som que trabalharam durante a programação do “Santana Verão”, realizado em 2012 e 2013. O evento é organizado pela Prefeitura Municipal de Santana e marca o início do Verão na cidade.

Segundo a associação, o prefeito Robson Rocha (PR) não autorizou o pagamento dos eventos realizados pela Prefeitura, o que tem ocasionado prejuízos aos artistas que enfrentam dificuldades financeiras para honrar compromissos e pagar dívidas.

Alguns artistas, que preferem não se identificar por medo de represálias, afirmam que a promessa feita pelo gestor, de pagar dentro dos prazos legais os contratos dos artistas, fez com que eles contraíssem dívidas que não puderam ser honradas.

Esses profissionais passaram o fim de ano no “vermelho”. Entre os trabalhadores que identificaram, está o músico santanense Éden Junior, da Banda Sedução. Ele afirma que já procurou por diversas vezes o Executivo Municipal, mas não obteve sucesso.

“Todas as vezes que vou à Prefeitura tentar resolver o impasse, sempre sou informado que não há previsão do pagamento do Santana Verão”, denuncia.

Os artistas denunciam também que a atual gestão vem desmontando o calendário cultural do município. Até mesmo o tradicional “Aniversário da Cidade”, comemorado no dia 17 de dezembro, não foi tratado com o devido respeito.

“Nem bolo de aniversário tivemos”, denunciam. “Não tivemos nada no aniversário de Santana, nem atração nacional ou local, o que já era normal no calendário do município e atraía multidões de outras localidades do estado”, lembra outro artista.

Segundo o atual presidente da Amaps, Carlos Dinelson, em 2012, para realizar o Santana Verão, foi firmado convênio entre o governo do estado e a Prefeitura de Santana, tendo como entidade executora a Amaps. Ele denuncia que 24 artistas ficaram sem receber por conta de supostas pendências por parte do estado, que não teria repassado o recurso do convênio.

Carlos Dinelson afirma que já procurou o atual governo, o qual se comprometeu em atualizar o pagamento do convênio e, consequentemente, as dívidas com os artistas santanenses.

Ex presidente da Amaps e atual presidente do Conselho Fiscal da entidade, o cantor Ângelo Rodrigo confirma a denúncia feita por outros artistas e lembra que realmente existem pendências referentes ao evento, tanto por parte do governo como da Prefeitura.

Ângelo Rodrigo, que é representante da música no Conselho Estadual de Cultura, afirma que o problema principal é a falta de valorização dos artistas locais.

Ângelo lembra que até 2011 os pagamentos dos artistas eram feitos de forma antecipada, e isso garantia estabilidade profissional para os artistas, fazendo com que os músicos honrassem seus compromissos.

A reportagem do Diário do Amapá tentou contato com a Prefeitura Municipal de Santana, para ouvir o prefeito Robson Rocha, mas ele não foi localizado.


Deixe seu comentário


Publicidade